5 Dicas para usar o salto alto sem prejudicar a coluna

redacao 15 de março de 2018 0
5 Dicas para usar o salto alto sem prejudicar a coluna

A verdade seja dita, não é de hoje que as mulheres são apaixonadas pelos sapatos e sandálias de salto alto. Há quem use apenas aos finais de semana, em festas ou em ocasiões especiais. Porém, muitas não abrem mão de utilizar essa peça fashion diariamente.

Embora saibamos que o salto alto proporciona elegância a qualquer look, com o tempo, seu emprego pode trazer sérios danos à coluna. O motivo é que quando a mulher sobe no salto, o peso do corpo não fica distribuído de forma equilibrada. Desta forma, a sobrecarga fica na parte frontal dos pés, mas precisamente, na região dos dedos.

“Essa sobrecarga agrava ainda mais no caso de mulheres com o pé chato, pois esses sapatos obrigam que a planta do pé esteja numa posição arqueada, ocasionando fadiga, dores e lesões na sola”, explica o fisioterapeuta, Dr. Helder Montenegro, especialista em coluna vertebral.

O Dr. Montenegro descreve que a utilização com frequência desses calçados, além de provocar calosidade, joanetes e entorses, causam dores no joelho, no calcanhar e na coluna. “Devido à pressão sobre os joelhos, ocorre um desgaste das articulações, ocasionando uma artrite no joelho. Com a inclinação dos calcanhares, o tendão de Aquiles fica encurtado, colaborando para o surgimento de uma tendinite”, afirma ele.

Ao longo do tempo, os saltos podem atrofiar a musculatura das panturrilhas que, por consequência, prejudicam a angulação da coluna. “Como a carga do corpo muda, ou seja, no salto os ombros são inclinados para trás e a cabeça para frente, prejudica a região lombar, sendo uma das principais causas para o acometimento de lombalgia entre as mulheres”, informa o fisioterapeuta.

O Dr. Helder Montenegro desenvolveu uma lista com cinco dicas para evitar dores nas costas decorrentes do uso de salto alto. Acompanhe:

  1. Altere a altura e varie os modelos dos sapatos: Se você gosta de usá-lo diariamente ou usa em decorrência do trabalho, altere as alturas. No dia em que usou um salto muito alto, no dia seguinte opte por um que seja centímetros mais baixos. É importante variar o modelo, pois alguns provocam um esforço a mais nos pés, como no caso dos de bico fino que são estreitos e podem causar calos e joanetes.
  2. Tenha sapatos sem salto: se você realiza longas caminhadas até chegar ao trabalho, opte por sapatos sem salto que deixam o seus pés mais confortáveis e não causam danos à região lombar e aos pés. Para quem dirigi até o trabalho, os sapatos sem salto ajudam a manter a coluna alinhada.
  3. Saiba comprar os sapatos: Uma atitude muito comum entre as mulheres é comprar calçados no período da manhã. No entanto, o período após o trabalho é o mais indicado, pois os pés estão inchados e, desta forma, é possível identificar os incômodos provocados por um sapato justo demais. No caso dos de bico fino, deixe um espaçamento de um centímetro entre a ponta e o dedão, para evitar a calosidade.
  4. Não descuide da panturrilha: ao chegar em casa, após o dia exaustivo em cima dos saltos, realize alongamentos para ativar a circulação sanguínea no local. Esta medida também deve ser tomada antes de colocar os sapatos.
  5. Massageie os pés: Como já dito, a sobrecarga corpórea fica na região frontal dos pés, provocando cansaço e dores. Para aliviar a tensão, massageie os pés com movimentos circulares de baixo para cima. O escalda pés também ajuda a amenizar as dores e ajuda a desinchar a região.

 

Dr. Helder Montenegro, fisioterapeuta, especialista em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC e sócio fundador da Sociedade Brasileira de Fisioterapia Esportiva- Sobrafe.

 

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