A Culpa é da Copa

redacao 28 de fevereiro de 2014 0

Nos últimos tempos o que mais ouvimos é que o País não está preparado para sediar a Copa e que ao invés disso haveria muitas outras prioridades de investimento. Não vou entrar no mérito da questão, pois o evento é um fato e parecia tão distante, mas vai acontecer daqui a menos de quatro meses.

O que me chama a atenção é que a Copa virou “bode expiatório” e tudo o que acontece de errado no País, logo tem a competição lembrada e, na maioria das vezes, responsabilizada pelo erro, seja na conversa de bar, nas mídias sociais, nos jornais, na TV… Outro dia, assisti a uma matéria em um telejornal que mostrava o metrô abarrotado e um passageiro sendo entrevistado logo foi justificando: “Eles deveriam investir em transporte não em Copa do Mundo, é por isso que estamos assim”!

Fiquei pensando, por acaso, antigamente, antes de sabermos que sediaríamos o evento, o transporte era bom? A saúde estava boa? O trânsito fluía bem? As pessoas eram educadas? Os indicativos na área de ensino nos colocavam entre a média mundial? Não havia corrupção?

Como escrevi no início, não sei se sediar a Copa foi a melhor coisa para o Brasil, só sei que mais importante do que este evento serão as eleições do final do ano. Pouco se fala dela, dos candidatos e do que se deve fazer para mudar este caminho errado que temos percorrido.

A corrupção, a falta de controle e ordem, as necessidades básicas não atendidas, a mobilidade, o caos urbano e a educação, que se encontra entre as piores do mundo, têm um responsável sim, e ele é o seu voto!

“Nesta altura do campeonato” adoraria ouvir nas conversas de rua, reflexões e interesse por quem vai nos representar nos próximos anos e o que pretendem fazer para melhorar este panorama que não tem sido dos melhores. Mas aposto que, na prática, daqui a oito meses elegeremos um novo responsável pelos “descaminhos” do nosso País e transferiremos a responsabilidade dos nossos erros a uma “nova Copa do Mundo”.

Fiquem com Deus e até a próxima!

Paulo César Cardoso
paulopat@pacprommos.com.br

Deixe uma resposta »