A fusão da tecnologia com o meio ambiente

redacao 22 de julho de 2013 0

No mundo moderno em que vivemos, falar em tecnologia e não citar a sustentabilidade é praticamente impossível. Engana-se quem pensa que estes assuntos não estão relacionados. A busca do equilíbrio entre a utilização dos recursos naturais e o progresso econômico e social da humanidade permite considerar alternativas tecnológicas que minimizem os danos ao ambiente, permitam a renovação dos recursos naturais e disponibilizem informações sustentáveis.

“A tecnologia avalia a produção de energia, os custos, a redução de emissões, a viabilidade financeira e os riscos oriundos da fabricação de energias renováveis e tecnologias eficientes energeticamente. Ela ajuda na utilização racional dos recursos naturais a partir da consciência comprometida com a responsabilidade ambiental, a ser ecologicamente correta e viável, socialmente justa e culturalmente aceita. Ela aumenta a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia por meio da não geração, da minimização ou da reciclagem dos resíduos produzidos”, explica Ana Flávia Messa, uma das coordenadoras do livro “Sustentabilidade Ambiental e os novos desafios na Era Digital”.

Um ponto forte a ser citado é a biotecnologia e os seus recursos, que estão sendo muito usados atualmente. Diferentemente do que muitos pensam, eles não são utilizados somente no ramo alimentício, mas também na engenharia química, na tecnologia da informação, na robótica, na bioética, entre muitos outros. “A preservação e a diversidade de espécies podem deixar de ser erradicadas por causa da tecnologia, assim como a economia de utilização de papel no dia a dia. Enfim, são inúmeros os benefícios desta parceria”, complementa Rildo Santos, consultor, gestor de negócios e de sustentabilidade.

Outras ferramentas tecnológicas que vêm ajudando a natureza são os equipamentos que permitem o uso mais consciente de energias, como as geladeiras, televisões, computadores, entre outros. Rildo também cita alguns. “Os filtros que reduzem a emissão de partículas de CO2, a reutilização da água, o reflorestamento e a reciclagem também estão presentes nesta luta a favor do meio ambiente”.

Para finalizar, Ana Flávia deixa um recado: “Dentre muitos itens é necessário criar a consciência de que a nossa vida e a economia dependem dos recursos naturais e que a ignorância ecológica e o desperdício de recursos prejudicam o meio ambiente. Na educação ambiental também é necessário criar processos que possibilitem a transmissão de valores, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente e a defesa da qualidade ambiental”.

POR PRISCILLA SILVESTRE

[service title=”Serviço” size=”32″]Ana Flávia Messa

“Sustentabilidade Ambiental e os novos desafios na Era Digital” – Editora Saraiva
www.saraiva.com.br
Rildo Santos
www.rildosan.com

[/service]

Deixe uma resposta »