Acupuntura fortalece organismo contra as alergias

redacao 3 de setembro de 2012 0

Em tempos de clima seco, a acupuntura é a grande aposta de quem deseja se ver livre dos surtos alérgicos

Das quatro estações do ano, só o verão é o menos relacionado a processos alérgicos. Por isso aqueles que sofrem com as alergias sazonais – que vêm com o vento, o pólen, as gramíneas, ervas daninhas – passam boa parte do ano em meio a espirros, corizas, ardência nos olhos e coceiras generalizadas. O que poucos sabem é que a acupuntura pode melhorar, e muito, o quadro alérgico de qualquer pessoa. “A acupuntura tem sido muito utilizada por quem deseja uma melhora efetiva das alergias, pois seus efeitos são duradouros e muito mais seguros que os trazidos pelos medicamentos que, muitas vezes, deixam de ter efeito com o passar do tempo”, explica a naturóloga e acupunturista, Tylá Pilloto Duarte.

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, as alergias quase sempre estão ligadas ao vento, ou seja, vão embora tão rápido quanto chegaram. E a acupuntura promete evitar essa sazonalidade alérgica melhorando a qualidade de vida dos pacientes. “Nosso corpo é cheio de meridianos, verdadeiros rios de energia. E é o desequilíbrio desses meridianos que afeta nossos órgãos. O que as agulhas da acupuntura fazem é justamente desbloquear esses rios de energia, refazendo o caminho original dos meridianos e restabelecendo a saúde”, explica Tylá. “Cada meridiano é responsável por determinado órgão, por isso no caso das alergias nós trataremos órgãos ligados à doença, como pulmões, rins, baço, etc. Através de uma avaliação descobrimos os meridianos afetados naquela pessoa, pois varia em cada caso”, diz. O sistema imunológico é bastante fortalecido com a técnica.

Tylá recomenda que, se possível, a pessoa interessada busque a acupuntura antes da época em que os surtos alérgicos costumam aparecer. “Isso fará com que o organismo esteja preparado para processar os alergênicos antes dos sintomas aparecerem”, ensina. Caso a alergia já esteja instalada, a acupuntura costuma trazer alívio muitas vezes imediato. “É comum alguns minutos após a aplicação das agulhas o paciente já notar que o nariz está descongestionado e a ardência dos olhos passou”, comenta.

Outra vantagem da acupuntura, além do sucesso no tratamento, é a ausência de efeitos colaterais. “Alguns medicamentos dão sono, outros nos incham, retém líquidos e nem sempre são eficazes. A acupuntura é uma terapia alternativa discreta e de efeitos visíveis”, afirma a especialista. Tylá recomenda uma ajudinha para potencializar ainda mais os resultados, como lavar as roupas de cama, evitar o pó, agasalhar-se adequadamente e praticar exercícios físicos que aumentam a capacidade respiratória. “Unir a acupuntura e esses cuidados diários dão uma grande ajuda a quem vive escorado em lencinhos dia após dia”, finaliza.

SERVIÇO:
Certer Life

Deixe uma resposta »

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com