Conheça alimentos que auxiliam no combate da acne

redacao 16 de março de 2018 0
Conheça alimentos que auxiliam no combate da acne

Muitos se enganam ao acreditar que a acne é um problema que afeta somente os adolescentes. Alguns adultos são acometidos por cravos e espinhas após os 25 anos. Esse dano à pele do rosto, nem sempre está relacionado à alterações hormonais, comuns durante a gestação ou no período menstrual ou decorrente da utilização de produtos cosméticos como a maquiagem. A má alimentação é um fator contribuinte para o agravamento desse problema.

É por este motivo que não bastam recorrer aos diversos tratamentos estéticos ou as receitinhas da vovó para cuidar da acne. Esses produtos podem contribuir na amenização das lesões vermelhas e inflamadas na pele que ocorrem por causa do entupimento ou obstrução dos poros, onde estão as glândulas sebáceas (responsáveis pela remoção de células mortas na cútis). O indicado é retirar do cardápio os nutrientes que agravam o quadro clínico.

“Alimentos com alto índice glicêmicos são os mais prejudiciais à aparência da pele. Ao ingerir em excesso doces, tortas, balas e bolos o indivíduo estará contribuindo para a elevação dos níveis de açúcares no sangue. Tais alimentos são pobres em fibras e nutrientes e podem provocar rugas e flacidez na pele”, explica a nutricionista, Dra. Ana Huggler.

O leite e seus derivados também são vilões da cútis, pois possuem hormônios em sua composição, contribuindo para o aumento da produção de sebo nas glândulas da pele. “Uma alimentação saudável no dia a dia é benéfica ao organismo, pois combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento cutâneo, ajuda na restauração da pele exposta à fatores ambientais e contribui para a produção e renovação de colágeno (responsável pela sustentação da pele)”, descreve a nutricionista.

A Dra. Ana Huggler selecionou alguns alimentos que ajudam a prevenir o aparecimento de cravos e espinhas na derme:

Peixes: Ricos em Ômega 3 (gordura encontrada em espécies como atum e sardinha), contém muitos nutrientes e são mais benéficos à saúde, sendo contribuidores para a redução de doenças cardíacas, nível de colesterol ruim (LDL) no sangue e triglicerídeos. Por possuírem grandes quantidades de minerais em sua composição, os peixes têm ação anti-inflamatória que ajuda na diminuição de acne.

Frutas e verduras de cor amarela: São ricas em substâncias que ajudam a manter a pele sempre rejuvenescida e limpa. O betacaroteno encontrado em sua composição atua combatendo os processos inflamatórios. Além disso, são ricos em vitaminas A e do complexo B, fósforo, cálcio e potássio que atuam como antioxidantes do corpo. São elas: pera, banana, melão amarelo, abóbora, cenoura, damasco, laranja, pêssego, entre outros.

Água: Fundamental para hidratação do corpo, a ingestão de dois litros de água por dia ajuda a eliminar toxinas e impurezas presentes no organismo. Além disso, o líquido deixa a pele mais viçosa e rejuvenescida, contribuindo para a formação e renovação de colágeno na pele, pois eles dependem de água para um bom funcionamento.

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