Aproveite o feriado de Sete de Setembro em São Paulo

redacao 3 de setembro de 2015 0

O Sete de Setembro é uma das datas mais importantes para a história do país, dia perfeito para vestir o verde e amarelo e se orgulhar de ser brasileiro. Com opções para todos os estilos, a cidade de São Paulo é o local ideal para desfrutar o dia de folga.

Para quem deseja começar o feriado da Independência de um modo diferente e exercendo o patriotismo, vale conferir o Desfile Cívico e Militar, que acontece no Sambódromo do Anhembi pelo 17º ano consecutivo. A entrada é franca e o evento reúne até 30 mil pessoas ao ano.

São mais de sete mil desfilantes no dia, juntando-se a toda sinfonia de barulhos com os tanques de guerra, a marcha do exército e as sirenes das viaturas da polícia. Também impressionam o público os cães de guerra, o batalhão de mulheres e o famoso espetáculo da Esquadrilha da Fumaça, sem esquecer a fascinante cavalaria militar que mostra seu esplendor, com soldados vestidos em estilo imperial, que nos remete à época da Independência.

Ipiranga – O bairro da independência

Depois do desfile, para colocar em prática o lado patriota, nada melhor do que fazer uma visita ao “local da independência”, onde está o parque de mesmo nome. A região também abriga lugares que contam outros trechos da história do país. Uma ótima opção para aproveitar o dia ao ar livre e conhecer um pouco de toda essa memória é fazer um passeio de bicicleta pelos arredores do Parque da Independência.

Na Estrada da Lágrima, conhecida em romances e contos históricos, o início pode ser na árvore em frente ao número 515, chamada de Figueira das Lágrimas. Lá era o lugar onde as esposas se despediam dos maridos e filhos quando eles rumavam à Guerra do Paraguai. Um marco que merece atenção, a Figueira-Benjamina sobrevive ao tempo – sua existência remonta ao período anterior ao Grito da Independência.

Outra atração são as paisagens do percurso, cheias de casarões do século XIX, o que leva ao próximo ponto: o Museu Paulista que, apesar de estar em período de reforma (não é possível visitar o seu interior), pode-se apreciar sua arquitetura. Mesmo que muitos pensem tratar-se da antiga casa de D. Pedro I, na verdade o Museu foi construído em 1892, para homenagear a Independência do País. Com características renascentistas, é uma obra que vale a pena ser admirada.

Dentro do Parque da Independência, é possível conhecer três pontos históricos: a Casa do Grito, a Capela Imperial ou Cripta e o Monumento à Independência. Todos ficam localizados um próximo ao outro e são cercados pela flora do Parque. O Parque da Independência é ainda pode-se andar de bike, patins, skate e afins, além de também ter um pet friendly, portanto, leve seu hobby ou seu melhor amigo para curtir um dia patriota.

SERVIÇO:

Desfile Cívico e Militar de 7 de setembro
Data: 7 de setembro de 2015.
Horário: a partir das 9h30.
Local: Sambódromo do Anhembi.
End.: Avenida Olavo Fontoura, 1209 – Santana
Entrada franca
www.anhembi.com.br

Parque da Independência
Horário: das 5h às 20h.
End.: Av. Nazareth, s/nº – Ipiranga
Entrada franca
www.prefeitura.sp.gov.br

Figueira das Lágrimas
End.: Estrada das Lágrima, 515 – Ipiranga

Deixe uma resposta »