Cantaloup – Sabores dos quatro cantos do mundo!

redacao 29 de dezembro de 2012 0

Há 16 anos na região do Itaim Bibi, o restaurante Cantaloup conta com uma criativa e célebre gastronomia contemporânea. Chamado no espanhol de cantaloupe, no italiano, cantalupo, no francês, canteloup e no inglês, cantaloup, o nome faz menção propriamente ao melão, que para os proprietários possui uma impressão digital e não há dois exemplares iguais no mundo.

Além disso, as variações provam que ele é utilizado na gastronomia de diversas culturas ao redor do globo, carregando em si um traço de pluralidade que se identifica pelo nome em comum.

Localizado no espaço de uma antiga fábrica de pães, o Cantaloup teve seu projeto arquitetônico idealizado pelo arquiteto Arthur Casas. Com capacidade para 150 pessoas, o ambiente intimista com madeiras nobres, tijolos de demolição, estruturas de ferro aparente, luminárias e peças exclusivas é marcado por um design sofisticado e com forte presença de materiais naturais apresentados principalmente no pátio de vidro, coberto por teto retrátil e banhado pela luz externa, abrigando uma fonte, um jardim vertical ao fundo e uma lareira de pedras vulcânicas para os dias frios. Já no salão, destaque para os móveis simétricos do bar e da adega e para os painéis com fotos assinadas por Ancar Barcalla.

O MENU

Reconhecido por seu trabalho pioneiro com vinhos, o restaurante foi um dos primeiros da Cidade a possuir uma adega inteiramente incorporada ao salão, com perfeitas condições de temperatura e iluminação.

A carta de bebida da casa foi cuidadosamente montada pelo sócio e enófilo Daniel Rolim Sahagoff  e apresenta uma seleção de mais de 540 rótulos contemplando a produção de 13 países diferentes.

Desde abril de 2010, o subchef Valdir de Oliveira assumiu o comando da cozinha do Cantaloup e para inovar sempre e agradar os visitantes, praticamente todos os anos o cardápio sofre alterações.

Entre as atrações do menu estão o Risotto Guida Gallo (Risotto de pato com pera marinada, amêndoas e redução de vinho do Porto), Ravióli de brie e amêndoas na manteiga de sálvia, Gnocchi de milho verde ao gratin de parmesão, Medalhão de filet mignon com batatas e farofa de amêndoas, Cordeiro em crosta de amêndoas com risoto de cogumelos, Lombo de javali com purê de cará e minilegumes ao molho de jabuticaba, Confit de pato com purê de abóbora e pain d’épice ao molho de cogumelos, entre muitos outros.

_____________________________________________________________________________________

OVO MOLLET EMPANADO COM PURÊ DE CARÁ TRUFADO AO MOLHO DE FUNGHI PORCINI

Chef Valdir de Oliveira

Ingredientes:
1 ovo • 1 colher de sopa de farinha de trigo • 1 colher de sopa de farinha de rosca • 1 gema de ovo • 100g de cará • 300 ml de água • 1 colher de chá de manteiga • 3 unidades de minicenouras • 2 unidades de aspargos • 200 ml de óleo ou azeite • 2 colheres de caldo de vitelo • 1 colher de funghi porcini • 2 colheres de chá de azeite extra virgem • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Coloque uma panela com água no fogo. Quando ferver, acrescente o ovo e deixe cozinhar por quatro minutos e meio. Retire e coloque em uma panela com gelo para parar a cocção. Reserve. Quando esfriar, retire a casca e reserve. Limpe o cará, corte em pedaços pequenos. Em uma panela adicione a metade da manteiga e deixe derreter. Acrescente o cará, refogue bem, depois acrescente a água, deixe cozinhar até ficar bem mole. Bata no mix até ficar um purê. Reserve. Cozinhe as minicenouras e os aspargos. Regue com azeite e reserve.
Para empanar o ovo, passe primeiro na gema de ovo e depois na farinha de trigo, mais uma vez na gema e depois na farinha de rosca. Reserve em uma panela e coloque o óleo ou azeite. Deixe aquecer a 160 graus. Frite o ovo até ficar bem dourado.

Montagem do prato:
Coloque o purê de cará em cima, o ovo e decore com a minicenoura e o aspargo. Regue com o molho e um fio de azeite extra virgem. Sirva em seguida.

[service title=”Serviço” size=”32″]
Cantaloup
R. Manoel Guedes, 474 – Itaim Bibi
Reservas: 3078-3445 / 3078-9884
www.cantaloup.com.br
[/service]

Deixe uma resposta »