Carne vermelha faz mal à saúde?

redacao 25 de maio de 2017 0
Carne vermelha faz mal à saúde?

 

FONTE DE FERRO, ZINCO E VITAMINAS DO COMPLEXO b, ESPECIALMENTE b12, A CARNE VERMELHA É ESSENCIAL PARA O ORGANISMO, PORÉM O CONSUMO EXAGERADO PODE SER PREJUDICIAL À SAÚDE

Vegetarianos que nos perdoem, mas é realmente muito difícil recusar uma bela picanha. Porém, como outros alimentos, é necessário prestar atenção na quantidade ingerida de carne vermelha, “ela é uma importante fonte de ferro, um mineral, que compõe a hemoglobina e é fundamental para o transporte de oxigênio aos tecidos. Ela também contém zinco, importante para o sistema imunológico e vitaminas do complexo B, especialmente B12, que participa da formação de células vermelhas e manutenção do sistema nervoso central”, explica a nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Cintya Bassi.

Ainda de acordo com a especialista, apesar de ser essencial para o organismo e possuir diversos benefícios à saúde, o consumo exagerado do alimento pode ser prejudicial: “As carnes são fontes de gordura saturada, e a ingestão em excesso, aliado a fatores como sedentarismo, pode contribuir para o aumento do colesterol e consequentemente maior incidência de problemas cardíacos. Por isso, além de consumir com moderação, é importante optar por carnes magras e preparações saudáveis, evitando frituras”.

Ela explica que o alimento é o maior com teor de ferro, sendo importante no combate à anemia. E orienta os que optaram por banir a carne vermelha de suas refeições, para não tornar a dieta pobre em vitaminas e minerais, “recomenda-se variar a escolha da carne, entre cortes magros de carne bovina ou suína, peixes e aves sem pele, pois também oferecem proteínas, vitaminas e minerais”, acrescenta. Entretanto, caso a opção seja não consumir nenhum tipo de carne, o indivíduo deve optar por uma alimentação ampla para que suas necessidades nutricionais sejam supridas, incluindo ovos, leite e derivados, soja, castanhas, nozes entre outros alimentos. A orientação de um especialista é importante para que a escolha e as quantidades sejam adequadas individualmente.

Serviço
Hospital e Maternidade São Cristóvão
www.saocristovao.com.br

Deixe uma resposta »