Casa container uma solução sustentável

redacao 6 de novembro de 2014 0

Foto: Marcelo Stammer

Quem disse que a inovação e a sustentabilidade não andam lado a lado? Foi-se o tempo em que se criavam somente novas ideias e não as aperfeiçoavam para evitar os impactos ambientais. Está certo, o caminho ainda é longo, e não há como negar, no entanto, soluções como, por exemplo, a Casa Container, chegam para apontar que a reutilização de materiais que seriam descartados no meio ambiente é uma necessidade diária.

O conceito já é difundido em algumas cidades da Europa e Ásia. Inspiradas nesse movimento, as arquitetas Denise Leal Ribas e Carolina Leal Ribas, da Leal Ribas Engenharia e Arquitetura, criaram para a Casa Cor Paraná 2014 um ambiente de 90 m² em dois containers de 40 pés apenas para a casa e outros dois de 20 pés para a estrutura da garagem.

FIZEMOS VÁRIAS PESQUISAS SOBRE PROJETOS RESIDENCIAIS EM CONTAINERS E ESTUDAMOS A FUNDO ESSA PRÁTICA PARA REALIZAR O PROJETO. SEMPRE HOUVE UM DESEJO PESSOAL NOSSO DE USAR O CONTAINER COMO TÉCNICA CONSTRUTIVA E EXPERIMENTAR NOVAS POSSIBILIDADES. COM ESSE TRABALHO MOSTRAMOS COMO A ARQUITETURA PODE E DEVE SER DESENVOLVIDA EM CONJUNTO COM A SUSTENTABILIDADE, PROVANDO QUE É POSSÍVEL COMPOR AMBIENTES CONFORTÁVEIS E FUNCIONAIS SEM DEIXAR DE LADO A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE”, EXPLICA A ARQUITETA DENISE LEAL RIBAS.

Foto: Marcelo Stammer

“É preciso apenas fazer o corte nas chapas e soldas neces­sárias. A partir daí é possível desenvolver espa­ços aconche­gantes e mo­der­nos com diversos revestimentos, ilumi­na­ção e outros detalhes como numa casa de alvenaria, porém, de forma mais rápida e com menos impacto ao meio ambiente, já que se reutiliza algo que seria descartado e se deixa de utilizar materiais como tijolo, areia, cimento, água e outros”, explica o proprietário da empresa, Perci Hultmann.

Foto: Marcelo Stammer

 

De acordo com informações da Total Storage Brasil, parceira no projeto da Casa Cor, os containers deixam de ser utilizados para o transporte marítimo após em média dez anos de uso. Essas enormes caixas de ferro podem adquirir inúmeras formas e se adequarem facilmente a um projeto de arquitetura.

 

Foto: Marcelo StammerNeste projeto, Denise e Carolina aplicaram containers reutilizados, montados com baixo nível de ruído e poluição. Na parte interna elas utilizaram MDF, nas cores Chamois, para revestimento das paredes e Hunter, para reves­timento do teto. No piso interno da casa e na área de banho usaram porcelanato. Pedras e mármore compõem a mesa de jantar, sendo que na bancada do banheiro optaram pelo mármore Calacata e na bancada da cozinha e fogão cooktop, pelo compactstone.

Na decoração, os tecidos na roupa de cama e nas almofadas são compostos por fibras naturais de linho e algodão.

Foto: Marcelo Stammer

Foto: Marcelo Stammer

Foto: Marcelo Stammer

Na área externa, a madeira também foi usada em um deck de acesso à casa. Na fachada, a estrutura dos containers foi preservada, “e para compor a volumetria, destacamos dois volumes de placas que atuam como marquises, revestidos com o Cement Design, um mineral de revestimento italiano, aderente a qualquer superfície, com textura e cor de cimento”, completam.

 

Serviço:
Total Storage Brasil – Tel.: (41) 3339-9294
www.totalstorage.com.br

Arquitetas Denise Leal Ribas e Carolina Leal Ribas
Tels.: (41) 3282-4180 / 3282-1082
www.lealribas.com.br

Deixe uma resposta »