Casa Cor Paraná: integrando as sensações

redacao 29 de julho de 2016 0

Um espaço único é aquele que envolve, cria conexões e explora os sentidos do morador. Elementos visuais, aromas, texturas e sons: tudo pode ser trabalhado para configurar um espaço onde é possível integrar as sensações. Por isto, para a Casa Cor Paraná 2016 o objetivo é apresentar ambientes criativos que evoquem o agradável e transmitam o sentimento de aconchego do lar. Do uso de fragrâncias ao papel de parede 3D, os profissionais da mostra demonstram de que forma as diferentes percepções ajudam a criar espaços de personalidade.

Home Office | Foto: Marcelo Stammer

O “Home Office” da designer de interiores Larissa Gomes foi desenvolvido como um ambiente envolvente e de leitura sensorial diferenciada. A profissional optou pelo uso de lâmina de madeira natural, devido à nobreza do material. Para dar mais personalidade ao espaço, também optou por aguçar os outros sentidos do público por meio de uma fragrância e de uma playlist de músicas elaborada exclusivamente para o espaço. “Queria que o ambiente tivesse seu próprio DNA e que aguçasse os sentidos dos que ali passassem”, conta a designer.

Home Privativo do Casal | Foto: Marcelo Stammer

Outro espaço que integra as sensações é o “Home Privativo do Casal”, projetado pela arquiteta Mariana Paula Souza para um casal de meia idade e com bom gosto para as artes. Para priorizar o conforto e a funcionalidade, a profissional apostou na aplicação de itens funcionais e na tendência do mix de texturas no padrão de tonalidades neutras. Para estimular o tato, Mariana Paula Souza utilizou na medida certa a mescla entre a pele na parede, o papel de parede no teto e o veludo ao redor da parede, que recebeu o neolith.

Banheiro Para Eles e Elas | Foto: Marcelo Stammer

Assinado pelo designer de interiores Nilson Torres, o espaço “Banheiro para Eles e Elas” resgata o conceito de industrial chic. O primeiro aspecto sensorial é apresentado pela combinação de peças brutas com itens sofisticados. No hall de entrada, o diferencial é demarcado pelo piso em mármore de paginação característica de tecido chevron. No décor, podem-se citar como destaques as três caveiras em resina confeccionadas pelo artista plástico Tony Reis, que têm cortes de cabelo em parafusos e pregos e ficam expostas no hall. Há também uma cadeira de vidro em cada banheiro com design inusitado e moderno.

 

Estar Íntimo da Família | Foto: Eduardo Macarios

O ambiente “Estar Íntimo da Família” foi planejado pela arquiteta Carla Grüdtner para seguir um estilo intimista e contemporâneo. Desenhado em linhas retas e simples, o espaço proporciona a sensação de acolhimento. Os tecidos especiais, como o papel de parede em 3D e o couro, são o grande destaque deste ambiente. Sobre o inusitado papel de parede, a profissional de relações públicas da loja Orlean, Sonia Holtz, explica: “O revestimento de parede utilizado neste espaço é vinílico com relevo no desenho das folhas, o que além de proporcionar um efeito 3D ainda confere maior proximidade com folhas de verdade, traduzindo suas texturas e formas”.

Deixe uma resposta »