Charme gourmet

redacao 27 de outubro de 2016 0

Integração e amplitude são as principais características ao se pensar em cozinhas gourmet. Cada vez mais desejado nos projetos residenciais, este tipo de ambiente é ideal para quem tem o cozinhar como uma atividade prazerosa e até mesmo um hobbie, como explica a arquiteta Danielle Bragagnolo, do escritório Olga Bergamini Arquitetura. “A adaptação das cozinhas gourmet, com ilhas, penínsulas e bancadas em formato ‘L’, permite que o usuário prepare os pratos de forma interativa e possa até mesmo cozinhar com outras pessoas – ponto diferencial de quem gosta de receber”, pontua.

Danielle diz que o décor das cozinhas gourmet geralmente recebe uma decoração elaborada, com uso de materiais nobres, diferenciados e aconchegantes – por ser muitas vezes ambiente de destaque ou mesmo integrado com a sala, sendo uma extensão do ambiente de estar e receber – além de utensílios a mostra que caracterizam e garantem charme ao espaço.

Porém é preciso atenção com alguns detalhes no momento de decorar: “Muitas dessas cozinhas têm o fogão na ilha ou bancada próximo à parte em que as pessoas sentam, por isso é bom tomar cuidado com as dimensões para que se possa cozinhar e comer com segurança. Quando a cozinha é aberta para a sala muitas vezes surgem preocupações com os cheiros, então para evitar incômodos a dica é investir em uma coifa de qualidade”, finaliza a arquiteta.

Assinado pelas arquitetas Carolina Leal Ribas e Denise Leal Ribas, este ambiente foi um pedido do proprietário da casa que é apaixonado pela boa culinária regada a uma excelente safra de vinhos. A bancada próxima da churrasqueira aproxima os amigos e familiares para as degustações. A churrasqueira tem frontão em granito preto absoluto, composto por painéis amadeirados que também se estendem para a parede lateral com prateleiras em vidro iluminadas para exposição das bebidas.

A linha predominante é a contemporânea, com tons claros e neutros, porém agrega objetos/detalhes mais clássicos. A cozinha, por exemplo, foi solicitada mais clássica, estilo mais provençal. A solução encontrada para harmonizar com o restante do apartamento e atender o desejo da cliente foi fazer uma mescla, portas com detalhes tipo almofadas, porém retos, puxadores pontuais contrastando com grandes gavetões.

Cozinha, churrasqueira e sala de jantar: três funções que deveriam ocupar o mesmo espaço, transformando-se em uma grande cozinha gourmet, com desafio do projeto sendo integrar tudo de forma harmônica e sem perder a funcionalidade. Para então atender as diferentes necessidades foi criado um espaço prático, mas com muito aconchego e sofisticação, capaz de atender desde refeições simples diárias até um grande jantar refinado.

Foram usados tons cinza e marrons, texturas em madeira, vidro prata e bronze, espelho bronze e o quartzo ceaserstone Mink.

Neste espaço acima, projetado pelas arquitetas Caroline Andrusko e Eliza Schuchovski, da A|S Perffectta, há destaque para os materiais naturais, como a madeira e o bambu. Seguindo a linha de projeto, visamos criar um ambiente confortável e amplo para a integração com a área externa. A proposta do uso da pérgola é trazer o conforto e aconchego dos materiais naturais, além de trazer mais um tom para a paleta de cores do ambiente. O espaço Gourmet conta com churrasqueira e é integrado à área de lazer quando convém, por uma porta de correr.

Serviço:
Olga Bergamini Arquitetura
Rua Profª. Rosa Saporski, 809 – Mercês – Curitiba
Tel.: (41) 3026-4447

Leal Ribas Arquitetura
Rua Voluntários da Pátria, 814 – Centro – São José dos Pinhais
Tels.: (41) 3282-4180 / 3282-1082

Deixe uma resposta »