Chás – os grandes aliados para uma boa saúde

redacao 17 de novembro de 2017 0

Há séculos as ervas medicinais são importantes não só para alívio mas também cura de inúmeros males que acometem o ser humano

Todo mundo lembra de ter ouvido os avós, em algum momento da infância, dizendo que iam preparar um chá para uma dor de barriga, uma indisposição estomacal ou algo no gênero para alguém que não estava bem. Até hoje, os chás medicinais fazem sucesso na maioria das famílias para variados sintomas e males. Então, separamos alguns dos mais requisitados, para enfatizar suas qualidades terapêuticas.

CAMOMILA
Suas propriedades calmantes atuam sobre o sistema nervoso trazendo tranquilidade e acalmando o estresse. Mas também tem excelente ação sobre distúrbios digestivos e em tratamentos de beleza.

CAPIM CIDREIRA
A folha deste poderoso chá é, de fato, um tipo de capim, que não só auxilia nas insônias, quando aliado à camomila (é como um sedativo natural), mas principalmente é utilizado após as refeições em casos de pessoas com dificuldades digestivas ou quando se consome um prato ou alimento muito pesado. A cidreira também é excelente para cólica, flatulências, gripe, insônia e até náuseas.

ERVA-MATE
Tem ação termogênica e antioxidante, sendo excelente no combate ao colesterol ruim e na prevenção ao envelhecimento precoce. Só é necessário tomar com atenção, pois como também contém cafeína, ele tem um grande poder estimulante.

CANELA
Originário do Sri Lanka, o chá de canela foi usado por anos para tratar resfriados, indigestões e cólicas, além de melhorar a circulação, dar mais energia e vitalidade. Além disso, um estudo realizado pelo Kansas State University, nos Estados Unidos, constatou que consumir meia colher de sopa por dia de canela ajuda a regular o colesterol. A canela também é excelente aliada no controle do diabetes, além de diminuir a vontade de ingerir doces.

GENGIBRE
O chá do gengibre trata-se de um dos melhores anti-inflamatórios do reino vegetal. Também tem excelente ação no sistema digestivo contra cólicas e gases, além de combater um dos maiores inimigos das mulheres, a celulite.

CHÁ VERDE
Desintoxicante, tem ação termogênica, acelera a queima de gorduras, ajuda a combater as cáries , fortalece o sistema imunológico, combate o colesterol, previne problemas cardio­vasculares. Além disso, por conter proprie­dades antioxidantes, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, aumenta as defesas naturais da pele contra os raios UVB e previne contra inflamações. Em 2011, um estudo realizado no Reino Unido comprovou que também ajuda na prevenção a cânceres e ao mal de Alzheimer.

Deixe uma resposta »