Como a odontologia ajuda a medicina na prevenção de doenças?

redacao 4 de abril de 2018 0
Como a odontologia ajuda a medicina na prevenção de doenças?

A odontologia e a medicina estão intimamente ligadas. Sendo assim, cuidar bem dos dentes é o pontapé inicial para a prevenção de diversos problemas. Dos mais simples até os mais complexos como o câncer bucal e doenças do coração.

A importância do Pré-natal odontológico

Como todo cuidado é pouco quando falamos de bebês, existe uma questão que não é muito conhecida entre as mamães. A possibilidade de elas terem partos prematuros e nenéns de baixo peso por causa de infecções em sua cavidade bucal que, muitas das vezes, podem passar despercebidas se elas não fizerem um pré-natal odontológico adequado.

“As consultas regulares ao obstetra não são suficientes para garantir a saúde do bebê. Deve-se adicionar a visita regular ao dentista na lista de visitas médicas mensais. Diversos estudos científicos, médicos e odontológicos, sustentam o papel das infecções maternas como fator predisponente para os partos prematuros. Claro que as infecções ginecológicas tem um papel muito importante nos partos prematuros, porém uma infecção distante, como uma infeção na boca, também tem sua relevância em afetar o desenvolvimento do bebê, pois as bactérias ali presentes circularão pela corrente sanguínea da mãe e chegarão ao útero”, afirma o dentista Dr Pedro Lima.

Saúde bucal, câncer e doenças no coração

A higiene bucal inadequada possibilita maior acúmulo de bactérias sobre os dentes e tecidos vizinhos. Isso certamente predispõe a infiltração de mais bactérias e seus produtos no interior dos tecidos humanos e na corrente sanguínea. Uma vez na corrente sanguínea, a bactéria pode se alojar onde for mais conveniente para ela: artérias do coração, músculos cardíacos, tecido cerebral, entre outros.

Inúmeros estudos da área médica e odontológica apontam a associação de doenças bucais com doenças arteriais coronarianas e acidente vascular cerebral isquêmico (AVC). A odontologia tem importância muito além de salvar dentes e transformar sorrisos, pois comprova-se que tem importância fundamental na saúde geral do ser humano. Seja ele idoso, adolescente, criança, gestante, atleta, empresário e etc.

SERVIÇO:
Instituto Pedro Lima de Odontologia Avançada

Deixe uma resposta »