Como escolher uma profissão?

redacao 1 de outubro de 2014 0

Na hora da escolha da carreira, uma das dicas para os jovens é analisar a rotina de cada profissão para saber na prática as vantagens e desvantagens.

Foto: Divulgação

Não se pode negar que a escolha da profissão é um dos momentos mais angustiantes da vida do jovem. É muita pressão, incertezas e ansiedade. Uma forma de auxílio são os testes vocacionais aplicados por profissionais especializados. “Atualmente não falamos mais em testes, mas de um processo, pois é um conjunto de atividades que promovemos para a orientação profissional. Hoje em dia é exigido que a pessoa tenha uma série de características para atuar em cada profissão, então vamos ver o que o futuro exige e se o jovem tem essas características e se ele não tiver, pode desenvolver essas habilidades”, revela a professora doutora Yvette Piha Lehman, coordenadora do Serviço de Orientação Profissional do Instituto de Psicologia da USP.

NÃO TER PRESSA

Uma orientação que o professor Nelson Destro Fragoso, psicólogo e assessor da Coordenadoria de Pesquisa, Desenvolvimen­ ­-to e Inovação da Universida­­­de Presbiteriana Mackenzie dá, para este momento, é não ter pressa. Segundo ele, “a primeira dica é não ficar ansioso (sei que é difícil). A segunda dica é fazer uma pequena conta (isto ajuda a diminuir a ansiedade): se você tem 15, 16 anos, lembre-se que você deverá viver até os 96 anos. Desta forma você irá viver mais 80 anos, irá trabalhar por volta de 50 anos deste período. Por que pensar nisto? Simples. Não tenha pressa, você tem muito tempo para pensar na sua carreira”. O profissional acredita que o estudante deve começar a pensar em qual carreira seguir no início do Ensino Médio.Ele lembra ainda que o jovem deve analisar as profissões em sua realidade: “Converse com profissionais de mercado, com quem trabalha na área ou estudou e também com quem optou por uma profissão e segue em outra. Entenda as vantagens e desvantagens de uma profissão. Fale com otimistas e com pessimistas.Para ele, os pais também podem ajudar nesse processo: “não procure fazer do seu filho o profissional que você não é”, ressalta, afirmando ainda não acreditar em testes vocacionais, “não pense que os testes lhe darão uma resposta segura e perfeita. Cuidado com as muletas externas”.

Foto: Divulgação

A PRÁTICA NO DIA A DIA

Justamente para orientar de forma efetiva esse jovem, há 17 anos, Márcia Cristina Giachini Lopes Pinto, diretora do colégio Discere Laboratum, tomou conhecimento dos estudos em Orientação Profissional da psicóloga Rosa Maria Lopes Affonso, que já trabalhava no colégio havia algum tempo, e solicitou para que ela ajudasse a construir uma disciplina dessa área. “Quando a Márcia me chamou, fiz um levantamento e descobri que não poderia ser um trabalho de um ano só, tinha de ser mais. Pelo menos do 8° ano do Ensino Fundamental ao 3° do Médio. Assim, criamos a disciplina,” conta Rosa Maria.Hoje, os alunos dessas séries do colégio têm aula uma vez por semana, a disciplina evidentemente não dá notas, mas faz parte da grade curricular. Tem o nome de Oficina de Orientação Profissional e, após esses 17 anos de atuação, a psicóloga conseguiu chegar a um modelo de disciplina que é bem amplo e continua sendo inovador. No 9° ano do Ensino Fundamental e no 3° do Médio são aplicados testes, para entender do que o aluno gosta e quais suas habilidades, preferências. Nos demais períodos letivos, promovem oficinas, palestras, visitas monitoradas, dinâmicas para introduzir os alunos no universo das inúmeras profissões, para que tenha o suficiente de informações para avaliar por si só em qual melhor se encaixa. “Além das aulas, das vivências e dinâmicas que promovemos uma vez por semana, também temos material didático e apostilas desenvolvidos por nós para embasar tudo isso,” revela Anne Prado de Faria, a professora da disciplina.

Serviço
Colégio Discere Laboratum
Rua Euclides Pacheco, 595 – Tatuapé
Tel.: 2091-1188
www.discere.com.br

Nelson Destro Fragoso
www.mackenzie.br

Yvette Piha Lehman
www.ip.usp.br/portal

Deixe uma resposta »