Como preparar seu filho para o momento de desfraldar

redacao 9 de março de 2018 0

Entre as muitas dúvidas que os pais têm durante o desenvolvimento dos filhos, uma das mais comuns é quando iniciar o desfraldamento. Segundo a psicóloga e psicanalista Christine Bruder, este é um momento que requer cuidado e paciência, e normalmente é iniciado após os 2 anos de idade. Porém, não existe uma idade especifica, pois a criança precisa estar pronta física e emocionalmente.

“Do mesmo modo que você pacientemente ajudou o seu filho a aprender a andar e falar, você pode encorajá-lo a aprender sobre muitos detalhes envolvidos no desfraldamento. Cada criança é única e estará pronta quando seu corpo e sua mente estiverem. Nos meses antes de começar ativamente o desfraldamento, você pode fazer algumas coisas para ajudar a criança a iniciar suavemente esta fase quando a hora chegar”, explica.

Toda vez que se troca a fralda da criança, por exemplo, existe a oportunidade de ensinar um pouco sobre evacuação.  Fazer comentários casuais é uma ótima maneira de ensinar; além disso, pequenas explicações durante a troca ajudam o bebê a reconhecer o que está acontecendo quando se percebe que está molhando a fralda.

Durante os eventos diários, é importante também ensinar à criança as palavras e os significados relacionados à higiene, como as partes do corpo, urinar, movimentos intestinais e a necessidade de se banhar. Os pais também devem mostrar a importância destes hábitos, e como e para que serve o banheiro, pois este estímulo desperta a curiosidade e consequentemente o desejo da criança fazer o mesmo.  Quando chegar a hora do treinamento, há muito para aprender; então será de grande ajuda se a criança estiver confortável sobre as informações básicas.

Para a psicóloga, esse também é um bom momento para encorajar a criança a fazer coisas por si mesma – por exemplo, colocar as meias, as calças, tirar o casaco, levar um prato para a mesa e subir na cadeirinha no carro. Todas estas pequenas tarefas promovem o sentimento de independência que será necessário para o desfraldamento. A duração depende da maturidade da criança e quanto mais velha, mais rápido o desfraldamento acontece.

“Com o tempo elas aprenderão a estar atentas aos sinais do seu próprio corpo e iniciar seu processo de independência. É importante que a criança não seja criticada, cobrada ou forçada a sentar no vaso, ou penico e espera-se que este seja um processo leve, tranquilo e feliz”, conclui.

 

www.primetimecd.com.br

Deixe uma resposta »