Conheça os benefícios da Vitamina D

redacao 4 de setembro de 2013 0

Foto: DivulgaçãoNão é novidade para ninguém que a exposição solar é a principal maneira de absorver a vitamina D, pois mais de 80% da substância pode ser obtida através dos raios ul­travioleta B (UVB).

Apesar de estarmos no inverno, mas há outras maneiras de man­ter o nível da vitamina que, de acordo com o endocrinolo­gista Pedro Henrique Silveira Correa, do Hospital das Clíni­cas de São Paulo, age como mecanismo de defesa de al­guns processos infecciosos, pode ajudar a impedir a multi­plicação de células e participa da absorção dos hormônios. “Com participação fundamental na síntese e secreção de hormônios tireoidianos e paratireoidianos, estimula a secreção de insulina, minimizando o risco de diabetes, e a produção de proteínas antibacterianas, que auxiliam o bom funcionamento do sistema imunológico”, completa Cynthia Bassi, nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão.

Outro fator pouco explorado sobre a vitamina é que ela ajuda também no controle da pressão arterial e no funcionamento adequado do sistema cardiovascular. “Pessoas com deficiência de vitamina D têm maiores chances de apresentar rigidez arterial e incapacidade de relaxar os vasos sanguíneos, condição que favorece o risco de pressão arterial elevada e problemas cardiovasculares”, afirma.

A doutora explica que diversos estudos têm relacio­nado ainda o consumo da vitamina a uma redução de até 50% na incidência de câncer de mama e colorretal nos adultos. “Em crianças, alguns estudos têm demonstrado a eficiência da vitamina em reduzir problemas do aparelho respira­tório, já que níveis reduzidos da vitamina têm sido asso­ciados à diminuição da capacidade pulmonar e surgimento de alergias”, completa.

ONDE ENCONTRAR A VITAMINA D

Ainda segundo a nutricionista, não é necessário ir à praia para tomar um banho de sol, “basta uma exposição de partes do corpo como face, mãos e braços, por 5 a 20 minutos, cerca de três vezes na semana, para uma produção adequada da vitamina. Isso é facilmente obtido, em uma curta caminha­da até em casa ou a um restaurante na hora do almoço. Devemos lembrar que quanto mais claro o tom de pele, menor deve ser o tempo de exposição”, ensina Cynthia.

Ambos os especialistas afirmam que o protetor solar impede a absorção da vitamina D. “O uso de filtro solar com proteção acima de 8 já é suficiente para prejudicar a absorção da vitamina D. A exposição prolongada ao sol não deve ser incentivada, sem o uso de proteção, porém por períodos curtos, como o recomendado, o sol pode trazer benefícios”, diz Cynthia.

Outra maneira de absorver a vitamina D é por meio da ingestão de alguns alimentos como o leite e derivados, fígado e cogumelos, gema de ovo, peixes de águas profundas como arenque, salmão, atum e cavala. “Existem ainda os alimentos fortificados, como barras de cereais, margarinas e cereais matinais”, diz a nutricionista, que ressalta “o consumo excessivo de álcool pode diminuir a absorção da vitamina no organismo”, conclui.

[service title=”Serviço” size=”32″]

Nutricionista Cynthia Bassi
www.saocristovao.com.br/hospital/

Endocrinologista Pedro Henrique Silveira Correa
www.hcnet.usp.br

[/service]

Deixe uma resposta »