Controle suas emoções através da respiração

redacao 1 de junho de 2017 0
Controle suas emoções através da respiração

Vida agitada, trânsito, falta de dinheiro, são inúmeras as possibilidades de ter as emoções descontroladas durante o dia por conta de tantos problemas que enfrentamos, mas existem formas de se evitar isso. Para se ter uma ideia, no Japão ensina-se às crianças um método simples para controlar a raiva: não fazer nada a respeito. Apenas respirar fundo algumas vezes. Por quê?

“Se estiver respirando fundo conscientemente, a raiva não pode se expressar. Ela precisa de uma respiração diferente. Quando você fica irritado e começa a respirar fundo, sua mente desvia a atenção do sentimento para se concentrar na respiração. Por isso os japoneses são as pessoas mais controladas do planeta – eles treinam deste a infância”, explica a fonoaudióloga e coach Patricia Antoniazi, que lembra também que o treino do padrão respiratório não favorece somente os processos fisiológicos, mas também os psicológicos.

Como respirar melhor
Patricia Antoniazzi orienta como fazer o treino do padrão respiratório:

1. Use o diafragma: A respiração correta faz com que a sua barriga se mova – não o peito. Isso porque o diafragma desce até o abdômen, fazendo com que a barriga se movimente. Para verificar, coloque a mão na região e respire profundamente. Faça isso até que note que a sua barriga está mexendo no ritmo da respiração.

2. Respire calmamente: Nos momentos de nervosismo, acalme-se e mentalize o quanto uma respiração tranquila pode ajudar você a se recuperar. O ritmo deve ser suave e ritmado.

3. Expire devagar: A forma correta de respirar envolve um tempo para inspirar e dois para expirar. Uma das dicas para respirar melhor é tentar aumentar o tempo de sua expiração em até 2 segundos.

4. Preste atenção na respiração: Se você acha que vai “explodir” de raiva, conte até dez e preste atenção em sua respiração. Essa atitude irá tirar a sua atenção do motivo do estresse e deixará você menos irritada.

5. Relaxe os músculos: Durante os períodos de nervosismo, os músculos superiores podem ficar contraídos. Isso faz com que o ar tenha dificuldades para passar. Nesses momentos, concentre-se em relaxar todo o seu corpo. Se necessário, deite-se em um ambiente tranquilo e medite.

Serviço
Dra. Patricia Antoniazi
Tel.: 2659-5438

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