Croácia – A nova queridinha da Europa e dos brasileiros

redacao 13 de março de 2018 0

VERÃO INTENSO, PAISAGEM EXUBERANTE E CONCENTRAÇÃO DE FESTAS FAZEM DO PAÍS NA COSTA ADRIÁTICA UM DESTINO IMPERDÍVEL.

Localizada na costa do mar Adriático, a Croácia proporciona aos visitantes uma paisagem de tirar o fôlego, juntamente às suas mais de mil ilhas. O país ao se juntar à União Europeia não só estreitou seus laços comerciais como facilitou ainda mais a entrada de estrangeiros em seu território. Incluem-se aí os brasileiros, que já estão entre os cinco povos que mais visitam a região. Com isso, os croatas esperam aquecer o turismo, principal atividade econômica, que já vem rendendo ótimos frutos nos últimos anos principalmente no verão.

Os destinos mais procurados
No extremo sul da Dalmácia está localizada Dubrovnik, com cerca de 30 mil habitantes. Por fora o visual é composto de mar azul, ruelas em estilo veneziano e a muralha que protege o centro histórico. Por dentro, há muita história por meio das escadarias, igreja e restaurantes dentro de casas.

E por mais que os croatas tentem esquecer, está tudo lá – marcas de bala, muros destruídos ou reconstruídos e lembranças de um terremoto sofrido e uma guerra que durou quase duas décadas. Inclusive se você desejar “viver” essa história, é possível se hospedar dentro do centro histórico na casa de moradores. Não deixe de visitar a farmácia da Igreja São José, a mais antiga da Europa em atividade (aberta desde 1300). À noite é possível se esbaldar nas festas com música eletrônica ou descansar os ouvidos com uma apresentação de música clássica após o jantar.

Reconhecida e tombada como patrimônio mundial pela Unesco, foi considerada a “pérola do Adriático”.

Foto: Lilian de AroE Hvar, o que faz dessa ilha a nova sensação?
O turismo em Hvar ocorre há mais de cem anos, porém algo torna essa cidade cada vez mais atual, chamada até de “a nova Ibiza”. Diversos elementos se unem numa sintonia perfeita: sua paisagem incrível, festas com pessoas bonitas, famosas e endinheiradas, iates imponentes e muita música. Parte de seu apelo é ambiental, com clima mediterrâneo ameno e praias excelentes, tanto de seixos como de areia branca. A ilha é, com certeza, um dos locais mais iluminados da Europa, com mais de 2.720 horas de sol, em média, por ano.

Para chegar ao local é necessário pegar um ferry boat ou uma balsa (se estiver de carro). Para quem resolver dirigir de Dubrovnik até Hvar, a viagem vale muito a pena.

Para os jovens visitantes o dia se resume em praia-bar-balada. Um dos bares mais famosos é o Hula Hula, de frente para o mar com visitantes empolgados pulando ao som da música eletrônica, contemplando as ótimas opções de cardápio e o inesquecível pôr-do-sol.

Ainda há mais uma opção para quem gosta de festa 24 horas por dia, 7 vezes na semana: The Yacht Week. Originária da Croácia desde 2006, reúne jovens durante uma semana em determinado destino do verão europeu velejando por belas praias e grandes badalações, reunindo até 60 iates. E adivinha qual é o destino mais concorrido? Acertou quem respondeu Hvar!

Para terminar o tour pela Croácia, um passeio recomendado é Patrimônio Mundial da Humanidade – o Parque Nacional dos Lagos Plitvice. Localizado a cerca de 140 km de Zagreb e 268 km de Split, um dos principais Parques Nacionais da Croácia, possui 62 cascatas e quedas d’água formam um aglomerado de 16 lagos, dispostos em degraus naturais – fenômeno com mais de 4 mil anos. A beleza maior de Plitvice é a tonalidade de cada lago nos diferentes tons de cor turquesa. É possível fazer passeios de barco e também caminhadas pelas inúmeras passarelas sobre as águas.

Lembranças inesquecíveis, fotos surpreendentes e uma sensação de investimento certo – este é o retorno que uma visita à Croácia deixa aos seus viajantes. Não é à toa que se tornou a “queridinha” da Europa e dos brasileiros, um público cada vez mais viajante e exigente.

 

Deixe uma resposta »