Cultive uma horta caseira

redacao 1 de abril de 2014 0

POR CARLA CAVALCANTE

Foi-se o tempo em que manter uma horta em casa era coisa somente de quem morava no interior. Hoje é comum vermos em algumas residências ou apartamentos um cantinho destinado para o cultivo de temperos ou legumes frescos. O tema já foi retratado em grande estilo em exposições e mostras de paisagismo. É o caso do ambiente desenvolvido pelo biólogo Carlos Meyer (foto) na Expoflora.

Além de ser um ato sustentável, a horta caseira pode incentivar na mudança dos hábitos alimentares. Existem alguns centros de ensino que fornecem ferramentas e instruções para quem deseja aprender a criar e cuidar de suas próprias hortaliças. É o caso da Fundação Mokiti Okada, que promove a oficina Horta em Casa & Vida Saudável, ministrada pelo biólogo Carlos Daniel Rodrigues.

A aula, destinada ao público em geral, dura cerca de duas horas e tem o custo de R$ 20, incluindo uma apostila, um vaso e uma muda. O biólogo explica que esse trabalho tem a intenção de desenvolver a sensibilidade dos participantes e despertar o consumo de alimentos saudáveis.

As atividades são práticas e cada pessoa aprende a plantar o seu próprio vaso de tempero ou hortaliça. Ao mesmo tempo recebe conhecimento teórico sobre a Agricultura Natural e de como é feita a reaproximação do ser humano da natureza.

Segundo o profissional, o programa é sustentável, não utiliza produtos químicos e nada que possa sujar o solo, a água e a natureza, além de ensinar a dar um destino nobre aos resíduos orgânicos que sobram das refeições, os quais são usados como material orgânico. Por fim, as dicas que ele dá para quem quer cultivar uma horta caseira são simples: preparar seu próprio solo com um material orgânico de fácil preparo e estudar cada cultura que deseja plantar.

Serviço
Fundação Mokiti Okada
Rua Morgado de Mateus, 77 – Vila Mariana
Tel.: 5087-5009
hortaemcasa@fmo.org.br

Deixe uma resposta »