De fibras de pneu a obras de arte

redacao 3 de junho de 2014 0

Foto: Acervo Pessoal

COM DELICADEZA E CRIATIVIDADE, A DESIGNER SIRLEY ORDONIS TRANSFORMA FIBRAS DE PNEU EM PEÇAS EXCLUSIVAS QUE DECORAM A CASA E ARREMATAM O LOOK

A preocupação com o meio ambiente faz surgir soluções inovadoras para materiais que antes eram vistos como lixo e simplesmente descartados. Um exemplo é o composto de poliamida, nylon, utilizado na fabricação de pneus e coletes à prova de balas, que por meio do trabalho da designer Sirley Ordonis se transforma em novos objetos.

Sendo há muito tempo admiradora do trabalho artesanal, Sirley costumava realizar a confecção de brinquedos de pano, como bonecos e jogos, antes de conhecer as maravilhas que podem ser feitas com fibras de pneu.

Foto: Acervo PessoalA partir daí, começou a trabalhar artesanal­mente com esse tipo de material, sendo que a parte mais complicada de seu trabalho é justamente conseguir as fibras. Hoje Sirley conta com um sucateiro para repassar a ela a matéria-prima de suas peças, entretanto a dificuldade persiste, já que o material utilizado não faz parte de pneus usados e sim dos restos que sobraram na hora de fabricá-los. Infelizmente, as fábricas ainda impõem uma burocracia muito grande para repassar a ela o material, que depois irá para o aterro.

Porém, quando a poliamida chega às mãos de Sirley as ideias começam a aflorar e logo os trançados começam a surgir, sendo que no final, quando a última fibra é entrelaçada, a obra está feita. Entre seus trabalhos, em que as bolsas são o carro-chefe, os clientes podem encontrar colares, pulseiras, quadros e abajures e a garantia da designer de que cada objeto é único, e a pessoa não correrá o risco de encontrar alguém usando uma peça igual à sua.

Sem contar com uma equipe, Sirley faz tudo sozinha, desde a criação à divulgação de seus produtos e afirma: “Tenho clientes no mundo inteiro. Geralmente quem compra uma peça, volta. Os produtos encantam a princípio pela beleza, depois pela natureza”.

Foto: Acervo PessoalSeu trabalho tem alcançado não só consumidores, mas também profissionais da área de biologia, da moda e professores, além de fábricas à procura de parcerias para a realização de trabalhos socioeconômico-ambientais.

Com mãos hábeis e ideias constantes a designer não para, confecciona novas peças todos os dias, de acordo com as encomendas, e já está preparando sua nova coleção, que estará exposta na mostra do Centro Cultural Maristela de Oliveira – FUNDACC – de julho a agosto em Caraguatatuba. Durante a exposição os visitantes encontrarão os mais diversos produtos de Sirley e poderão se encantar com o encontro dos fios e o charme das peças.

Serviço:
FUNDACC – Tel.: (12) 3897-5660
www.fundacc.com.br

Sirley Ordonis – Tel.: (12) 98156-2107
Facebook: Ateliê Si Ordonis Bolsas e Aces­sórios em Fibras de Pneu

Deixe uma resposta »