Dicas importantes para aproveitar melhor o Carnaval

redacao 26 de fevereiro de 2014 0

A poucos dias do Carnaval, um time de especialistas, entre eles, nutrólogos, infectologistas e nutricionistas,  apresentam algumas dicas para quem quer aproveitar melhor a folia, sem prejudicar a saúde e o bem-estar.

Prepare o corpo – Folião que é folião se joga na avenida ou no salão, sem hora para acabar. Então, melhor garantir um mínimo de condicionamento físico com algum exercício aeróbio. Nos dias que antecedem a festa de Momo, dedique um tempo para caminhada, bicicleta e aparelhos elípticos. Durante a folia, lembre-se que o corpo ainda precisa de descanso. Especialistas recomendam alguma compensação para noites e madrugadas em claro, dormindo até mais tarde ou até mesmo cochilando durante o dia, por exemplo.

Alimentação – Antes de cair no samba, melhor evitar gorduras que tornam a digestão mais lenta e causam a sensação de estufamento. Por isso, recomenda-se uma refeição ou um lanche reforçado com alimentos ricos em carboidratos (pão, arroz, batata, mandioca, milho, macarrão), antes de sair para a festa, para ter bastante energia. Durante a folia, não fique mais do que quatro horas sem comer, optando por alimentos leves e que favoreçam rápida digestão, como barrinhas de cereais, frutas desidratadas e sanduíches naturais. Depois do carnaval, os especialistas indicam uma dieta desintoxicante para limpar e reequilibrar o organismo.

Líquidos… sem álcool, para hidratar – Lembre-se que é importante ingerir dois litros de líquidos por dia, em média, antes mesmo das festas. Para prevenir a desidratação, inclusive durante a folia, vale consumir muita água, sucos naturais de frutas, água de coco ou até mesmo bebidas isotônicas, que repõem os eletrólitos como sódio, potássio, magnésio e cloro perdidos.

Álcool… com moderação – Além de consumi-lo com moderação, vale intercalar um copo de bebida alcoólica com um de água, minimizando possíveis efeitos negativos e até a ressaca.

Atenção aos energéticos – Substâncias como o guaraná em pó e as bebidas energéticas são ricas em cafeína e podem trazer riscos à saúde. Se consumidas em excesso, podem atrapalhar o sono na hora do descanso, causar gastrite, sobrecarregar o organismo e até levar à arritmia cardíaca.

Sob a luz do sol – Para acompanhar os blocos e curtir a folia durante o dia, proteja a pele. Recomenda-se o uso de chapéus, camisetas e protetores solares com FPS mínimo de 15 – reaplicado de duas em duas horas.

Conforto, sempre – Procure usar calçados confortáveis com palmilhas de silicone. Se surgirem bolhas ou calos, lave a lesão com água e sabão; evite abafar ou colocar algo em cima do local para não causar atrito ou piorar o machucado. Também opte por roupas mais largas. Camisetas ou vestidos muito apertados ou com tecidos pouco maleáveis, por exemplo, podem contrair a região abdominal, impedindo que a respiração seja feita corretamente.

Audição – A exposição excessiva a volumes elevados pode trazer consequências graves como a perda parcial da audição, zumbidos momentâneos ou irreversíveis e perda auditiva lenta ocasionada por ruídos. Então, vale evitar a exposição excessiva ao barulho, mantendo uma distância segura de carros de sons e trios elétricos. Protetores de ouvido também são bem-vindos à folia.

Exagerou?! Cuide do fígado – Ele é um dos órgãos mais complexos e, entre as mais de 200 funções, atua como um filtro eliminando o que é tóxico ao organismo. Quando se exagera no consumo de bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos, o fígado fica sobrecarregado e precisa de uma desintoxicação. Então, vale incluir na alimentação: própolis, abacaxi, maçã, água, gengibre, escarola, rabanete, frutas vermelhas, salmão e azeite.

[service title=”Serviço” size=”32″]

www.minhavida.com.br

[/service]

Deixe uma resposta »