Dormir bem, o segredo para viver mais e melhor!

redacao 22 de abril de 2013 0

Foto: DivulgaçãoEstresse, correria e pressão. As cobranças com relação a trabalho, estudo e obrigações do lar são os grandes agentes responsáveis pela má qualidade do sono, que está diretamente ligada à saúde e ao bem-estar de cada um. Um estudo realizado pela American Academy of Sleep Medicine provou que dormir bem é um dos segredos para a longevidade. Preocupados com as constantes queixas de insônia dos pacientes, os especialistas alertam para a importância de uma boa noite de sono. De acordo com o neurologista Leandro Teles, metade da população brasileira reclama por não dormir bem. O especialista explica que o sono vai além do descanso do dia a dia. “Ele (sono) é fundamental para uma série de eventos biológicos como: reparação de tecidos, liberação de hormônios, manutenção das funções físicas e mentais, entre outras. Noites mal dormidas geram muitos problemas a curto, médio e longo prazo”. O médico, formado pela Universidade de São Paulo, tem estudos especiais sobre a qualidade do sono. Ele afirma que o famoso “cochilo” da tarde não prejudica o sono da noite, mas a soneca não pode passar de 30 a 60 minutos. Segundo ele, esse cochilo aumenta a produtividade do trabalho à tarde. O especialista também desmente que exista sono atrasado: “É ideal que a compensação pela noite mal dormida ocorra em até 24 horas. Após isso, os malefícios da privação de sono não são mais compensados adequadamente.” E completa que dormir pouco faz engordar. Além disso, a insônia aumenta o risco de diversas doenças, como infarto, derrame e diabetes. Para ele, o ideal e sau­dável é o sono que dure de 6 a 10 horas. E ressalta também um dos maiores vilões de uma noite bem dormida: o consumo de ali­mentos estimulantes, como cafeína, energé­ticos, pó de guaraná e até mesmo a nicotina. “Prefira alimentos tranquilizantes, como chás de camomila, erva-cidreira e semente de maracujá”, reforça.

Confira algumas dicas para uma boa noite de sono:

  • Não pratique exercícios físicos até 3 horas antes de ir para a cama;
  • Não ingira alimentos pesados no jantar – prefira algo leve antes de dormir, como uma banana ou até mesmo leite quente, bolachas e mel – eles ajudam a pegar no sono;
  • Nada de computador e TV ligados, prefira ler um livro e ouvir uma música calma;
  • Banho morno ajuda e muito! Ainda mais se você puder pingar gotas de óleo de lavanda no travesseiro. Isso acalma os pen­samentos, relaxa o corpo e induz a um sono melhor;
  • O colchão e o travesseiro devem ser seus melhores amigos, mas devem ser trocados em dois anos;
  • Tenha ritmo de sono: durma e acorde sempre nos mesmos horários;
  • Aplicativos para celular garantem uma noite de sono mais tranquila, utilizando re­cursos de sons relaxantes enquanto você dorme. Vale a pena conhecer! Listamos os mais conhecidos para os sistemas Android e iOS: Electric Sleep, Sleep Cycle, Ambian­ce e o Magic Sleep.

[service title=”Serviço” size=”32″]

American Academy of Sleep Medicine – www.aasmnet.org
Dr. Leandro Teles – CRM 124.984 – Tels.: 3862-9300 / 3868-2911

[/service]

Deixe uma resposta »