Em cartaz no Teatro Sergio Cardoso, o espetáculo “O Libertino”

redacao 17 de julho de 2012 0

Dirigida por Jô Soares e eleita uma das melhores comédias em cartaz em 2011, a peça está em cartaz no teatro Sergio Cardoso em curta temporada

Cassio Scapin é O Libertino, de Eric- Emmanuel Schmitt, um dos maiores nomes da dramaturgia contemporânea, que se inspirou no filósofo francês Diderot (1713 – 1784) para compor essa comédia que oferece, de maneira não acadêmica, divertida e envolvente introdução ao pensamento filosófico.

A adaptação de Jô Soares mantém os diálogos elaborados com as mesmas ação e fluidez presentes na obra, apresentando questões relevantes como: conduta moral, ética, sexo, amor e relações de poder. O texto permite divagar divertidamente por essas questões. “Assim que li O Libertino, fui logo atraído pela riqueza dos personagens e pela inteligência e humor do texto”, diz Jô Soares.

Em O Libertino, Denis Diderot, um dos ícones do pensamento na França do século XVIII, se retira para descanso num castelo na área rural de Paris, onde de urgência é solicitado para que escreva o verbete: Moral, para “A Enciclopédia”, obra que já vem se dedicando há muito tempo.

Além da divertida manipulação de conceitos e ideias, na peça vê-se outra característica importante da personalidade do filósofo: sua atração pelas mulheres.

SERVIÇO:
“O Libertino”
Teatro Sergio Cardoso – Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista
Horário: Quinta e sábado, às 21h. Sexta, às 21h30. Domingo, às 19h – Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

Deixe uma resposta »