Fique atento aos rótulos dos produtos

redacao 10 de março de 2018 0

ALGUNS PRODUTOS COMO PÃES INTEGRAIS, BARRAS DE CEREAIS E SUCOS DE CAIXINHA PODEM CONTER “ARMADILHAS” E ENGANAR OS CONSUMIDORES QUE ACREDITAM ESTAR OPTANDO POR ALIMENTOS SAUDÁVEIS.

Foto: Divulgação

Certos alimentos parecem ser saudáveis, mas na realidade podem causar efeito contrário ao esperado. É necessário ter cuidado na hora de escolher os produtos no supermercado para não se deixar enganar pelas “armadilhas”. Por isso, a nutricionista clínica do Hospital Israelita Albert Einstein, Ana Paula A. Marques, dá algumas dicas para se proteger das falsas promessas. “É preciso se atentar ao rótulo, inclusive a lista de ingredientes, e não se deixar levar pelas embalagens coloridas e frases de efeito”, orienta.

De acordo com Ana Paula, além das calorias, também é importante observar a quantidade de sódio do produto. Nem tudo que possui pouca caloria, possui pouco sódio. Além disso, o termo “zero açúcar” escrito nos rótulos nem sempre significa que o produto tem zero carboidrato.

Ainda segundo a nutricionista, outros alimentos que podem nos enganar facilmente são: os pães integrais quando tiverem fibras ou farelo de trigo em sua composição, pois para ser 100% integral é preciso que haja farinha de trigo integral; e algumas barras de cereais que existem no mercado e são, na verdade, ricas em açúcar, gordura saturada e sódio. “O ideal é observar os ingredientes que estão na embalagem. Prefira as de fruta, que são menos gordurosas, e as que contêm flocos de milho, mel, aveia e castanhas”, diz Ana Paula.

FIQUE DE OLHO
_____________________________________

Ana Paula lista alguns produtos que, você, leitor, deve analisar antes de consumir, confira as dicas e entenda o porquê essa verificação é essencial.

• Sucos de caixinha nem sempre são saudáveis. Alguns, mesmo os de néctar de frutas, podem ter mais açúcar do que os refrigerantes. Os corantes e aromatizantes também aparecem, inclusive nos sucos de soja, ou seja, possuem mais química ainda.

• Atente-se ao chocolate diet, que pode ser mais calórico do que o chocolate normal, pois para manter o sabor e a consistência, a falta de açúcar é compensada com adição de gordura.

• Não se deixe enganar pelas imagens de frutas nas embalagens de pirulitos, gelatinas, balas e sucos que nos levam a pensar que o produto tem polpa de fruta, enquanto seus ingredientes incluem apenas sabor ou aroma artificial.

• Aprenda a diferença entre light e diet: as versões light precisam ter no mínimo 25% de redução de algum nutriente. Já o alimento diet deve ser 100% isento de algum nutriente.

• O essencial para a manutenção da saúde é uma alimentação saudável e equilibrada, que nos oferece todos os nutrientes que precisamos. Aposte em frutas, verduras, legumes, fibras, carnes magras e evite alimentos ricos em açúcar, gordura e sódio.

_____________________________________

Serviço:
Hospital Israelita Albert Einstein
www.einstein.br

Deixe uma resposta »