Galeria AVA apresenta mostra com gravuras inéditas de Renata Basile da Silva

redacao 18 de maio de 2012 0
Galeria AVA apresenta mostra com gravuras inéditas de Renata Basile da Silva

Dirigida pela economista Cristina Carvalho Oliveira, a Galeria AVA | All Visual Arts, situada no bairro de Pinheiros, inaugura a exposição “Renata Basile da Silva: Gravuras”, mostra com 16 trabalhos desenvolvidos pela artista plástica, sendo 13 inéditos. O projeto faz parte da 2ª edição do SP Estampa 2012, evento tido como referência no mercado de gravura brasileiro, que reúne galerias e ateliês de artistas numa programação conjunta.

A exposição apresenta três séries desenvolvidas por Renata Basile, “Azul”, “Ocre” e “Ouro”, que trazem a linha como principal instrumento para a constituição dos traços orgânicos de cada gravura.

“Renata Basile obtém por meio de mudanças na construção das tramas e na utilização da cor, gravuras com um raro dinamismo, o que também deve ser atribuído à sua frequente pesquisa de composições que de modos vários impliquem tensões visuais. Sua obra não padece da repetição de padrões tão comum a diversos artistas que apresentam propostas estéticas similares”, comenta o escritor e crítico contemporâneo Henrique Marques-Samyn.

Além das gravuras expostas, o que chama a atenção é a instalação Tecido e tinta de impressão; montagem feita na parede da galeria a partir de tecidos coloridos que artista utilizou na limpeza das placas de metal. “Aqui não é mais a linha delicada das gravuras mas as manchas de tinta e a transparência dos panos que criam planos de massa de cor, caracterizando e dando um novo significado à composição”, descreve Renata.

A mostra, que teve coquetél de abertura no dia 15 de maio, pode ser visitada na Galeria AVA até dia 09 de junho – Rua Mateus Grou, 513-A em Pinheiros, de 2a à 6a das 10h às 19h e Sábados até às 17h.

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta »