Hérnia de disco: Mitos e verdades

redacao 24 de outubro de 2014 1

Foto: Divulgação

Em nossa correria diária, muitas vezes não paramos para analisar a origem de uma dor nas costas, pois costumamos relacioná-la com o stress.

Para combatê-la a maioria das pessoas faz repouso, o que se transforma em um ciclo vicioso que leva a uma atrofia muscular, piorando a sobrecarga na coluna e acelerando o processo degenerativo da mesma.

Na realidade, o repouso deve ser breve, pois a prática de atividade física supervisionada e o uso do medicamen­to correto melhora os sintomas em 95% dos casos. Porém, para quem se en­caixa nos 5% restantes, ainda existem algumas possibilidades terapêuticas mais direcionadas.

Uma das causas da dor lombar pode ser o desgaste do disco intervertebral, amortece­dor localizado entre cada vér­tebra móvel de nosso corpo, respon­sável por absorver e distribuir as forças em nosso movimento diário, o que pode gerar a hérnia de disco.

Quando isso ocorre, os sintomas mais comuns são dormências, queimação, dor e, em casos mais severos, a perda da função motora. E na contramão do que muitos pensam, a hérnia de disco não atinge somente as pessoas mais velhas, e sim jovens entre 20 e 40 anos, principalmente.

Foto: Nando CarvalhoINDICAÇÕES DE CIRURGIA

A operação da hérnia de disco é um procedi­mento indicado em três situações:

• Em caso de dor intratável recorrente em pacientes que passam pelos tra­tamentos clínicos sem resultado, com perda da qualidade de vida e sinais de toxidade pelo excesso de medicação;

• Perda da força de um dos membros de maneira progressiva;

• E por fim a mais rara, denominada Síndro­me da Cauda Equina, caracte­rizada pela perda da sensibilidade na região genital associada à incontinên­cia urinária e fecal, que se não for tratada de maneira rápida pode gerar sequelas definitivas.

Por isso, ao sentir uma dor por mais de três dias que não reage ao uso de analgésicos, o recomendado é pro­curar um médico especialista para indi­car o tratamento ideal.

Serviço:
Dr. Luiz Claudio Lacerda Rodrigues
CRM: 105944 – Ortopedista e Cirurgião da Coluna Vertebral – Membro da Sociedade Brasileira de Coluna
Tels.: 2672-2024 / 2076-1069 – R. Coronel Irineu de Castro, 43 Sala: 1.102 – Jardim Anália Franco
e-mail: luizclaudiolacerdarodrigues@gmail.com

Um comentário »

  1. Graci 8 de dezembro de 2015 em 2:01 - Reply

    Muito interessante o conte

Deixe uma resposta »