Lavanderias – Pequenas esquecidas

redacao 22 de maio de 2012 0

Existe um canto da casa que muitas pessoas deixam de lado no momento de decorar. “A área de serviço quase sempre é esquecida em um projeto. Possui pouco espaço e muitos itens para guardar. O maior desafio é colocar dentro desse pequeno ambiente toda a funcionalidade que uma casa precisa, mas sabendo planejar tudo cabe!”, afirma a arquiteta Maithiá Guedes.

A também arquiteta Orlane Santos explica que esse local possui necessidades específicas. “O tipo de piso tem que ser adequado para área molhada e a bancada tem que ser em um material resistente aos mais variados tipos de produtos de limpeza, sendo como os mais indicados, os Silestones, Granitos e o Corian”. Além disso, para proporcionar conforto estético, Daniella e Pricilla de Barros dão a dica: “Como as áreas de serviço estão integradas à cozinha, é importante manter o mesmo desenho de pisos e revestimentos”. Entre estas características, é igualmente importante que elas sejam bem arejadas e iluminadas. A Revista Em Dia separou três projetos bem elaborados para que esse cantinho não fique mais para segundo plano.

As arquitetas Daniella e Pricilla de Barros tiveram o desafio de planejar a lavanderia em um espaço de 4 m². Praticidade e funcionalidade foram os principais norteadores do projeto. “Escolhemos a máquina lava e seca para termos mais espaço para guardar os produtos de limpeza. Sob a bancada, colocamos um apoio para a hora de passar roupas. Já o tanque é esteticamente mais elegante que o convencional além de ocupar menos espaço”, explicam.

Na casa decorada pela arquiteta Orlane Santos, a área destinada à lavanderia possui 7,5m². Foi utilizado granito como apoio durante a retirada de roupas da  máquina de lavar. “Usei o acabamento pensando na facilidade de manutenção.
O mesmo aconteceu com a escolha do tanque em inox de sobrepor”, conta a profissional, que ainda aplicou armários para abrigar os produtos de limpeza e prateleiras. Como o espaço é aberto, foi instalada uma cortina em lona cristal da Luxaflex para o caso de uma eventual chuva forte. “Asmesmas descem, fazendo o fechamento da lavanderia”, conta.

 

 

 

 

 

 

 

Neste espaço, a arquiteta Maithiá Guedes adotou uma solução prática e funcional criando uma bancada de marcenaria que abriga dois grandes compartimentos para roupas sujas. No lado oposto, o espaço recebeu tanque, máquina de lavar e armários. Quadros temáticos dão vida ao espaço, assim  como as cestas, que além de receberem os produtos mais utilizados também
decoram com charme e elegância. “É sempre importante verificar as
necessidades da família e planejar de forma que não comprometa a circulação”, informa a arquiteta.

Serviço
Daniella e Pricilla de Barros – Tel.: 2503-3773 – www.dpbarrosarquitetos.com.br
Orlane Santos – Tel.: 4316-4962 – www.orlanesantos.com.br
Maithiá Guedes – Tel.: 3079-1294 – www.maithiaguedes.com.br

Fotos: Martin Szmick / J. Vilhora / Carlos Piratininga

Deixe uma resposta »