Lençóis Maranhenses, Saara brasileiro

redacao 16 de julho de 2013 1

Uma imensidão de dunas belas e, ao mesmo tempo, intrigantes pode ser encontrada no Polo Parque dos Lençóis, localizado no litoral oriental do Maranhão.

Também conhecidos como o Saara brasileiro, os Lençóis Maranhenses possuem 70 km de litoral em uma área totalizada em 155 mil hectares permeados por dunas de até 40 m de altura e lagoas de água doce, que variam entre os tons de verde e azul. Entre essas belezas naturais estão a Lagoa Azul e Lagoa Bonita, que são famosas pela exuberância e condições de banho.

A melhor época do ano para visitar Lençóis é entre julho e novembro e com a finalidade de proteger esse ecossistema especial em 1981 foi criado o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Além dos atrativos do parque, os turistas também podem conhecer as praias como Ponta do Mangue, Moitas, Vassouras, Morro do Boi e Barra do Tatu, localizadas na região de Barreirinhas. Chega-se de barco a todas elas, partindo-se da sede do município. Outra opção de passeio pode ser realizada em lancha voadeira, que passa pela margem do rio, no qual os visitantes descobrem comunidades ilhadas pelo complexo de dunas e vegetação.

O voo panorâmico pelas praias proporciona uma visão maravilhosa dos desenhos que se formam com o vento que chega à areia.

SABORES DO MUNDO
A culinária maranhense que sofreu influência de diversas culturas, como a francesa, holandesa, portuguesa, indígena e africana, tem como seu prato principal o “arroz de cuxá”, entretanto há outras iguarias, como a torta de camarão ou caranguejo, carne-de-sol com mandioca, galinha caipira e pato guisado, todos preparados sob a mais autêntica tradição sertaneja.
Com todos esses atrativos basta se programar para ver esse espetáculo da natureza de perto, que somente aparece graças às chuvas que caem sobre a região no primeiro semestre do ano e que alimentam as lagoas do vasto deserto dos Lençóis, se estendendo por uma área equivalente ao município de São Paulo. Boa Viagem!

Por Ana Carolina Izi

[service title=”Serviço” size=”32″]

Gerência de Turismo
do Maranhão
www.turismo.ma.gov.br

[/service]

Um comentário »

  1. Elayne Gomes 19 de julho de 2013 em 16:07 - Reply

    Adorei sua matéria.
    Da uma conferida na minha fan page da cidade http://www.facebook.com/Barreirinhas

Deixe uma resposta »