Lixo eletrônico responsabilidade de todos

redacao 13 de novembro de 2012 0

As novidades tecnológicas à disposição da população crescem a cada ano com diversos itens como celulares, computadores, TVs, impressoras, pilhas, baterias de carros etc.. Todos esses produtos tornaram-se indispensáveis no dia a dia da sociedade, porém pelo fato de a tecnologia avançar a cada instante, a troca daquele aparelho mais antigo por um novo tornou-se frequente.

Assim, consequentemente, esses equipamentos já usados transformam-se em lixo eletrônico, que acaba sendo descartado de forma incorreta.

Com a intenção de solucionar o problema do lixo sólido no País, em 2010 entrou em vigor a Política Nacional de Resíduos Sólidos, sendo que uma das determinações dessa lei é a criação de locais próprios para o descarte de lixo eletrônico.

Essa medida incentivou o trabalho de empresas e ONGs, como é o caso do Museu do Computador, que tem um de seus acervos localizado no bairro da Mooca. O local recebe doações de computadores e peças antigas, que são usadas para compor o acervo. O curador do museu, José Carlos Valles, explica: “Recebemos por ano em média 2.500 peças e o que não usamos no acervo enviamos para empresas de reciclagem”.

Os equipamentos eletrônicos descartados de forma incorreta trazem diversos malefícios à natureza. Marcus Oliveira, diretor executivo da empresa Reciclo Metal, especializada na reciclagem de eletrônicos, afirma: “Existem elementos tóxicos nos tubos de imagem de monitores de computadores e aparelhos de televisão antigos, que podem conter até 20% de chumbo, um metal pesado altamente tóxico, além do mercúrio existente em TVs LCD”. Com isso, o processo de degradação destes aparelhos libera esses elementos no solo e prejudica o meio ambiente. Para evitar que isso aconteça, você pode fazer a sua parte entregando aqueles objetos que não usa mais em locais apropriados.

Confira alguns locais a seguir:

Museu do Computador
R. dos Trilhos, 1248 -Mooca – Tel.: 4666-7545

Reciclo Ambiental Consultoria e Serviços Ltda.
R. Serra das Divisões, 426 – Jd. Bandeirantes – Tel.: 2254-0950

E- Lixo Maps
Mapa de localização de pontos para reciclagem do lixo eletrônico: www.e-lixo.org/ – Basta colocar o seu endereço, que o mapa apontará os locais mais próximos.

 

por Carla Cavalcante

Deixe uma resposta »