Manu Lafer sobe no palco do Tom Jazz, apresentando seu novo CD

redacao 21 de março de 2014 0

O cantor, compositor e médico Manu Lafer, autor da elogiada A Lente do Homem, na regravação de Ná Ozzetti, lança Someone Like You e Canto Casual. Em comum os CDs tem a participação do guitarrista John Pizzarelli, a produção de Alê Siqueira e projetos gráficos com as figuras românticas, desconhecidas do público em geral, extraídas de uma obra da Biblioteca Guita e José Mindlin, avós do artista. Manu repete a experiência de Caetano Veloso em Joia e Qualquer Coisa, lançados nos anos 1970 e citados agora na canção O Milênio e o Minuto. Em comum ainda, os duetos em Someone Like You (com as cantoras Giana Viscardi, Laura Lavieri e a americana Martha Vie) e Canto Casual (com a cantora Bruna Prado e novamente Giana Viscardi, que ainda gravou uma versão em clipe com Manu e com o sapateador Steve Zee).

Em Someone LikeYou, cantado em inglês, o artista faz uma garimpagem de standards americanos, a maioria injustamente esquecida até no meio musical, quase todos surgidos entre os anos 1920 e 1960. São obras pinçadas do repertório de Doris Day, Nat King Cole, Steve and Eydie e Frank Sinatra, entre tantos outros, pois o chamado American Songbook tem a sua atualidade e a sua longevidade baseadas na riqueza da diversidade de interpretações e estilos. O conjunto passa por autores de sucessos atemporais como Walter Donaldson e Harry Warren, passando pelos mais familiares Burt Bacharach (ainda atuante) e Ira Gershwin. O álbum tem teclados e arranjos de Lincoln Olivetti, atual assinatura da versão brasileira do programa The Voice e presente na obra de Manu desde 2004, com uma formação pouco comum com bateria, banjo, vibrafone, guitarra de 7 cordas e viola de arco.

Em Canto Casual, o cantor reúne 12 obras autorais, sendo a faixa título uma versão em português para uma canção inédita de Jessica Molaskey e John Pizzarelli, que participa tocando e fazendo scat em uníssono, marca registrada dele, via George Benson e Slam Stewart, além de mostrar a sua rhythm guitar (a que Paul McCartney aderiu recentemente) também em You’re Awful, no CD Someone LikeYou. Os arranjos são de Letieres Leite, que, com a sua onipresença no trabalho de tantos cantores, com a Orquestra Rumpilezz e com seu quinteto, tem sido uma reconhecida força renovadora e criativa da MPB. Aqui uma formação intimista de jazz não fica apenas neste gênero, mas explora outros ritmos americanos, brasileiros e latinos, através das ricas harmonias do autor.

[service title=”Serviço” size=”32″]

Manu Lafer
Tom Jazz – Av. Angélica, 2.331 – Higienópolis
Data: 26 de Março
Horário: às 21h
R$ 35,00

[/service]

Deixe uma resposta »