Manual para criar cidadãos

redacao 3 de setembro de 2013 0

Foto: DivulgaçãoCom o intuito de abordar o tema Cidadania de maneira didática, leve e clara, o escritor e jornalista João Pedro Roriz, especializado em literatura para adolescentes, lançou no final de 2012 o “Almanaque da Cidadania”.

No livro, o autor aborda o papel do cidadão sob a perspectiva de direitos e responsabilidades, discorre sobre as diferenças entre comunidade e sociedade, trata de leis, da importância da pluralidade de opiniões, bem como dos diversos sistemas de governo, entre outros assuntos.

Segundo explica Roriz, inicialmente a obra era para ser paradidática, ou seja, um livro adotado de forma paralela aos materiais convencionais, sem substituir os didáticos. “No entanto, e felizmente, com a aprovação de lei que obriga a aplicação de estudos sobre cidadania em sala de aula, o livro assumiu a ca­racterística de material didático, en­caixando-se no currículo pedagó­gico das escolas.”

O trabalho, diz Roriz, busca tratar de modo claro e divertido temas que muitas vezes parecem de difícil com­preensão. De acordo com o autor, a expectativa é de que o público ado­lescente enxergue seu papel nas diver­sas situações do cotidiano que são apresentadas, e por meio destes exem­plos reflita sobre o seu compor­tamento em sociedade.

“O mundo evoluiu muito nos úl­timos 100 anos, tanto tecnologicamen­te quanto cientificamente, e as escolas preparam o aluno intelectualmente pa­ra o mercado de trabalho, mas es­tamos nos esquecendo de prepará-los para o maior desafio, a convivência”, ressalta Roriz.

Ele enfatiza que é necessário mos­trar que o País depende dos esforços conjuntos de todos os cidadãos para se tornar mais justo e humanitário. “O ob­jetivo do livro é conscientizar os jovens sobre os temas sociais que estão em evidência, sobre o comportamento éti­co e a importância da leitura, além de promover um debate de ideias e pre­parar o adolescente para o futuro”, fi­naliza Roriz.

[service title=”Serviço” size=”32″]

Almanaque da Cidadania
Autor: João Pedro Roriz
Editora Paulus – 192 páginas
Preço sugerido: R$ 45,57

[/service]

Deixe uma resposta »