Não gosta de bacalhau? Vá de salmão na Semana Santa!

redacao 26 de março de 2018 0

Entra ano, sai ano, a opção é quase sempre a mesma quando se fala em receitas para a Semana Santa: bacalhau. Para quem é da turma que não gosta nem do cheiro ou não quer gastar horas na cozinha com o preparo do peixe, a solução é simples e saborosa: vá de salmão!

Ao forno, na churrasqueira, grelhado, cozido ou em receitas frias, o salmão tem preparo rápido, prático e resulta em receitas de encher os olhos – e o paladar! Ficou fácil trocar os intermináveis minutos em frente ao fogão por mais tempo junto com a família e os amigos. Versatilidade e sofisticação para surpreender na Semana Santa sem gastar muito tempo.

A bela e característica cor do salmão vai trazer mais alegria à mesa e seus sabores combinam perfeitamente com variados acompanhamentos: massa, arroz, cuscuz, saladas e molhos. Os preparos podem vir em forma de tortas, lasanhas, entradinhas e ceviche.

A textura do pescado, que é tenra, macia e sem espinhos, amplia o leque de opções na hora do escolher a receita. É possível fazer em cubinhos, espetinhos, o pescado inteiro no forno, desfiado em saladas e com crostas variadas. Chega de ouvir “não gosto de peixe!”: as crianças vão se deliciar com hambúrgueres de salmão (a receita está abaixo).

E dá para garantir, além de pratos lindos, criativos e saborosos, saúde: rico em Ômega 3, ácido graxo conhecido como “gordura do bem”, o salmão auxilia na redução dos níveis de colesterol, mantém as artérias mais flexíveis e a força do músculo cardíaco, prevenindo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

“Fácil e rápido de preparar, o salmão é uma opção mais ‘democrática’ para o almoço da Sexta-feira Santa ou do domingo de Páscoa. É um ingrediente que agrada a variados paladares – incluindo as crianças – e que enche a mesa de cor e sabor”, explica Melanie Whatmore, da Salmón de Chile, associação que promove o consumo do salmão chileno no Brasil.

Para garantir um cardápio 100% aprovado na Semana Santa, confira as receitas abaixo. A lista de convidados é grande? Opte por um salmão fresco inteiro. Se família é pequena, a dica é comprar porções do pescado e preparar um salmão no forno com crosta de queijo. Para as crianças, hambúrguer!

RECEITAS

SALMÓN DE CHILE ASSADO

Ingredientes

1 salmão chileno inteiro limpo

Sal a gosto

2 dentes grandes de alho picados

2 limões

1/2 xícara de chá de vinho branco seco

1/4 de xícara (chá) de azeite de oliva

Cheiro-verde picadinho e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Misture os temperos e o suco dos limões numa tigelinha e esfregue tudo no peixe, inclusive no lado de dentro. Forre uma assadeira grande com papel alumínio e ponha o peixe por cima, regue azeite sobre ele, de ponta a ponta. Leve o peixe ao forno por cerca de 1 hora, dependendo do tamanho do peixe, comece a mexê-lo com um garfo, por volta dos 40 minutos, para ver se já está quase macio, quando estiver quase macio regue com o vinho branco e deixe por mais 20 minutos ou até quando estiver bem macio.

       SALMÓN DE CHILE NO FORNO COM CROSTA DE QUEIJO

         Ingredientes

2 postas do lombo de salmão chileno

3 colheres de sopa de queijo ralado (Muçarela e Emmental)

2 colheres de sopa de cebolinha picado

1 colher de sopa de pão ralado

1 colher de sopa de tomate seco em flocos

1/2 colher de chá de alho em pó

1 colher de azeite

1 lima-limão

Sal e pimenta-preta a gosto

Modo de preparo

Misturar o queijo com a cebolinha, o pão ralado, o tomate, o alho, o azeite e sal e pimenta-preta a gosto. Passar os lombos de salmão por papel absorvente de modo a diminuir a quantidade de água na sua superfície. Colocar a mistura de queijo por cima das postas de salmão. Colocar o salmão num recipiente de forno, com um fiozinho de azeite por baixo. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 10 minutos. Ao servir, regar com um pouco de suco de lima. Acompanhe com legumes cozidos.

HAMBÚRGUER DE SALMÓN DE CHILE COM MAIONESE DE WASSABI

(Rendimento – 4 pessoas)

Ingredientes

400 g de salmão chileno limpo de peles e espinhas

30 g de cebola roxa em ‘brunoise’

40 g de dill picados finamente

100 g de panco

30 g de mostarda em grãos dijon

4 mini pães de brioche

4 folhas de acelga

50 ml de óleo de amendoim

Shoyu (a gosto)

Modo de preparo

Picar ou processar o salmão e reservar. Adicionar cebola picada, dill, mostarda, óleo de amendoim, shoyu e panco e misturar bastante até obter liga. Modelar o hambúrguer e reservar em refrigeração coberto de papel manteiga cortado em quadrados pequenos. Depois, é só grelhar!

Selo de Origem Salmón de Chile

O salmão chileno é internacionalmente reconhecido por suas altas qualidades nutricionais. Seu cultivo está concentrado ao sul do Chile, país privilegiado por suas excelentes condições de clima e solo e referência em segurança alimentar e no desenvolvimento de novas tecnologias na indústria mundial de alimentos.

Deixe uma resposta »