O envelhecimento da coluna

redacao 26 de março de 2018 0

Foto: Divulgação

Desde o nascimento quando choramos pela primeira vez até o último suspiro, sempre estaremos acompanhados; nossa coluna sem dúvida é uma destas inseparáveis companheiras, muitas vezes temos uma jornada harmoniosa, porém em muitos casos, uma relação meio conturbada com ela.

A probabilidade de termos dor na coluna chega ao incrível valor de 90%, das pessoas que têm dor cerca de 40 a 50% terão estes sintomas lombares de maneiras repetidas, frequentemente tendo limitações e em casos extremos serão submetidas a uma abordagem cirúrgica.

Envelhecemos, assim como nossa coluna, e este envelhecimento tem incríveis mudanças na anatomia do nosso corpo, na coluna, estas mudanças incluem o disco que vai perdendo a sua elasticidade e a capacidade de absorver energia, e este desgaste em casos mais severos pode ocasionar processos dolorosos, outro local que pode ocasionar dor são as facetas articulares, estruturas semelhantes a dobradiças que ajudam na movimentação e estabilização da coluna, estas facetas acabam degenerando e ficando incongruentes e com volume aumentando o que também pode ocasionar dor.

Foto: Nando Carvalho

Nosso envelhecimento, assim como o envelhecimento da coluna é algo inevitável, porém podemos ter atitudes para que esse envelhecimento não seja tão doloroso. Não fumar, evitar obesidade e uma prática de exercícios físicos são primordiais. Não devemos esquecer da história familiar, onde na presença de problemas da coluna o cuidado deve ser redobrado. Uma atividade física associada a hábitos saudáveis garantem diminuir a chance de doenças da coluna. Na presença de uma dor lombar que não apresenta melhora e associação com uma dor que irradia para as pernas devemos procurar um especialista.

Na Imagem de Ressonância Magnética anexa, comparando duas imagens, uma coluna jovem e uma coluna um pouco mais degenerada com desgaste dos discos e aumento do tamanho das articulações.

Serviço
Dr. Luiz Claudio Lacerda Rodrigues – CRM: 105944
Ortopedista e Cirurgião da Coluna Vertebral, Membro da Sociedade Brasileira de Coluna

E-mail: luizclaudiolacerdarodrigues@gmail.com

Deixe uma resposta »