O poder dos cereais integrais

redacao 13 de novembro de 2012 1

É possível diminuir as chances de doenças cardiovasculares, obesidade e até mesmo diabetes, mantendo uma alimentação balanceada com a ingestão de cereais integrais, que são nutritivos e possuem vitaminas que ajudam no nosso metabolismo. De acordo com a nutricionista Daniela Mensinger, os cereais integrais são aqueles que não passaram pelo processo de refinamento, ou seja, “é o grão em si antes de ter sido descascado, refinado ou processado de qualquer forma. Portanto não sofreu alterações em sua estrutura, preservando todas as propriedades nutritivas iniciais.”

A profissional diz que para entender melhor os benefícios destes grãos é necessário primeiramente saber como funciona nosso metabolismo, que consiste no processo bioquímico e compreende a ingestão, absorção e eliminação do alimento. “A vantagem é que o organismo absorve de maneira mais benéfica os alimentos integrais resultando em uma melhor condição de controle dos níveis de açúcar no sangue, do colesterol, da perda e/ou manutenção de peso e principalmente no bom funcionamento do intestino, pois eles são ricos em vitamina “E”, um poderoso antioxidante que preserva a saúde e juventude das células e combate os radicais livres”, explica.

Daniela esclarece também que os cereais não integrais são fontes pobres de nutrientes e ricas em carboidratos, já os integrais são boas fontes de proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes para quem quer uma alimentação mais saudável e de melhor qualidade. “Existem várias maneiras de se consumir os cereais integrais e estes estão disponíveis em várias formas: cereais matinais, pães integrais, aveia, arroz, biscoitos, granola, macarrão entre outros. Para facilitar o consumo muitas pessoas se utilizam de barras de cereais, que são práticas e nutritivas”, ensina a nutricionista, que recomenda o consumo de três porções por dia, “sempre lembrando que para cada situação é necessário a avaliação e estudo para que se possa obter sempre os melhores benefícios”, finaliza.

por Naiara Teles

Serviço:
Mundo Verde
R. Emília Marengo, 188 – Jd. Anália Franco
Tel.: 2671-0452 – www.mundoverde.com.br

Um comentário »

  1. Encanto Verde 29 de junho de 2016 em 15:00 - Reply

    Muito bom o artigo.

Deixe uma resposta »