O que você faz pela nossa cidade?

redacao 26 de março de 2013 1

Enquanto assistimos a países e cidades da Europa mergulhados em profunda crise, vivemos em um lugar que não para de crescer. Poder participar deste crescimento e se beneficiar de suas oportunidades é um privilégio. Apesar desse cenário é comum ouvirmos do paulistano críticas como a falta de verde, o trânsito caótico, estresse e que, se pudesse, sairia da Cidade.

Se isso é um fato, também é verdade que muito do que se fala é da boca pra fora e a grande maioria dos paulistanos reverencia as qualidades da Cidade e não tem planos para deixá-la.

Então, o que fazer para melhorar São Paulo?

Cobrar as instituições responsáveis é um caminho óbvio, que não é muito utilizado.

Pare para pensar e responda: quando foi a última vez que você cobrou pelos meios legais, como uma ouvidoria, subprefeitura ou a um vereador, a qualidade da coleta de lixo, buracos na rua, falta de patrulhamento, poda de mato…?

E no seu condomínio, quantas vezes você questionou que a calçada não é adequada, a falta de árvores e canteiros, que poderiam valorizar a fachada do seu prédio, além de oferecer um cenário muito melhor todos os dias?

Somos especialistas em criticar e apontar o que está errado, mas somos péssimos solucionadores de problemas ou realizadores de melhorias.

Nosso lugar é aqui, então se não tivermos prazer em cuidar deste lugar, da nossa porta, da nossa rua, do nosso bairro, será muito difícil encontrar alguém que faça o que precisa ser feito.

Se não tivermos atitude cidadã, que cobra, mas faz a sua parte, seremos eternos apreciadores dos povos dos outros países que visitamos.

Não adianta colocar a culpa em quem colonizou o País, na economia ou justificar que o País é novo.

Não tem sentido, em roda de amigos, elogiar a atitude do motorista europeu, que respeita o pedestre e andar pelo bairro falando no celular, ignorando a faixa de pedestre, buzinando e estacionando o carro em lugar proibido.

Cultura quando se tem, deve ser usada e compartilhada com quem não recebeu.
Podemos melhorar a nossa cidade através de atitudes.

Isso só depende de nós!

Fiquem com Deus e até a próxima!

Paulo César Cardoso
paulopat@pacprommos.com.br

Um comentário »

  1. ATANÁCIA SCHEZARO 5 de maio de 2014 em 17:20 - Reply

    Boa tarde.

    por acaso peguei a publicação de março/2013 e ao folheá-la, o título “O que você faz pela nossa cidade?” na página Ao Leitor, me chamou a atenção. Adorei.
    Gostaria de compartilha-lo e para isso gostaria de sua autorização.

    Mensagens como esta vão sendo incutidas lentamente no inconsciente e, espero, em algum tempo conseguiremos transformar nossa população.

    Obrigada por sua atenção.

    Atanácia Schezaro

Deixe uma resposta »