Projeto COOPERÁRVORE

redacao 17 de julho de 2012 0

O poder de transformar resíduos em oportunidade

Com o aumento da preocupação com o meio ambiente, a maioria dos cidadãos passou a se conscientizar sobre o descarte de materiais reutilizáveis. A partir daí, muitas empresas vêm fazendo a diferença por intermédio da produção de artigos criados com matérias-primas sustentáveis.

E este é o trabalho da Cooperárvore, cooperativa do Programa Árvore da Vida, desenvolvido pela Fiat Automóveis em parceria com as ONGs AVSI e CDM (Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana).

Realizado desde 2004 e localizado no Jardim Teresópolis em Betim (MG), o programa tem como objetivo promover a inclusão social de crianças e jovens, junto à família, escola e comunidade, por meio de atividades socioeducativas, geração de trabalho e renda e fortalecimento da comunidade.

Os materiais utilizados pelos trabalhadores, como retalhos de tecido automotivo, aparas de cinto de segurança e sobras de espumas, são da produção automotiva da fábrica da Fiat, localizada na mesma cidade. Com esses materiais os cooperados criam bolsas, ecobags, pastas para notebook, carteiras, nécessaires, entre outros produtos.

“Como forma de transformação, a confecção dos produtos evitou que em 2011 fossem parar no lixo cerca de 2.600 metros de tecido automotivo e 4.500 quilos de aparas de cinto de segurança. Essas sobras se transformaram em 56 mil peças de qualidade para o dia a dia das pessoas”, informa a gerente administrativa da empresa, Luciana Freitas.

A Cooperárvore já beneficiou mais de 13 mil pessoas da comunidade e atualmente beneficia 26 mulheres do bairro, onde elas têm além da renda para sustentar suas famílias, autonomia para criação de produtos. “O programa está inserido no eixo de Geração de Trabalho e Renda e hoje é motivo de orgulho para todos os cooperados em função dos seus resultados”, finaliza Luciana.

Serviço:
Cooperárvore – www.cooperarvore.com.br

Deixe uma resposta »