Reciclando valores

redacao 28 de junho de 2012 0

As embalagens chegam às prateleiras dos supermercados, passam pelas residências e vão parar nos diversos aterros sanitários, prejudicando o meio ambiente; ou nas cooperativas de reciclagem, que fazem a sua destinação correta. Dados da Prefeitura de São Paulo apontam que das 12 mil toneladas de lixo doméstico recolhidas por dia, apenas 214 kg são reciclados nas 21 cooperativas da Cidade, o que não chega a representar 2% do total diário.

De acordo com o sócio-fundador da Recicleiros, Erich Burger Netto, o poder público deveria reconhecer a importância da reciclagem e incentivar o seu desenvolvimento, por meio de políticas claras e efetivas, que obriguem empresas, indústrias e cidadãos a aderirem à reciclagem.

Enquanto isso, uma minoria dedica as suas vidas à sustentabilidade. Um exemplo é a presidente da Cooper Viva Bem, Elma de OliveiraMiranda, que chegou há oito anos na área por estar desempregada, começou trabalhando com a separação dos materiais, subiu ao cargo de tesoureira e hoje é presidente da cooperativa. “Não tinha noção do que era a reciclagem, pois trabalhava como operadora de caixa. Via o reciclável na prateleira e comecei a enxergá-lo de outro modo, voltando para a cadeia produtiva”, conta Elma.

Segundo o educador ambiental da Cooper Viva Bem, Sandro da Silva Oliveira, a cooperativa recebe em média 250 toneladas de recicláveis por mês. “O impacto do nosso trabalho é enorme, pois tiramos o lixo domeio ambiente, ou seja, aquilo que era para estar nos esgotos, causando enchentes e matando pessoas em aterros sanitários”, afirma Oliveira.

O educador ambiental ressalta que é preciso mais investimento, capacitação profissional, atendimento psicológico e educacional e uma renda para o cooperado, vinda dos órgãos públicos. “O cooperado ganha de 800 a 1200 reais por mês, mas tem que tirar do seu rendimento o transporte, alimentação, INSS, entre outros gastos necessários”, finaliza.

Serviço:
Recicleiros – www.recicleiros.com.br
Cooper Viva Bem – Tel.: 3644-6867 

Deixe uma resposta »