Retrospectiva 2012 – Confira os principais fatos que marcaram o ano

redacao 29 de dezembro de 2012 0

POLÍTICA

UM NOVO DESTINO PARA A CIDADE
A escolha do novo prefeito na Capital foi marcante. Nas pesquisas, José Serra (PSDB) iniciou na liderança das intenções de voto, seguido por Celso Russomanno (PRB), que ultrapassou Serra depois de alguns meses. Por fim, o candidato do PRB, que até então liderava as pesquisas, acabou não indo para o segundo turno, que foi decidido entre Serra e Haddad, com o petista sendo eleito no dia 28 de outubro com 55,6% dos votos válidos.

UMA ENXURRADA DE CORRUPÇÃO
A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do caso Cachoeira começou oficialmente no dia 19 de abril. A investigação foi fruto de uma operação realizada em fevereiro pela Polícia Federal, que revelou a relação do bicheiro Carlos Augusto Ramos com parlamentares e outros agentes públicos e privados. Segundo investigações, o deputado federal Demóstenes Torres (ex-DEM-GO), os governadores Marconi Perillo (PSDB-GO) e Agnelo Queiroz (PT-DF) e funcionários da Anvisa, Incra, Receita e Infraero estavam envolvidos.
O bicheiro foi preso, mas cerca de nove meses depois deixou o complexo penitenciário com o direito de responder ao processo em liberdade até que acabe o prazo para recurso.

DESTA VEZ NÃO ACABOU EM PIZZA
Teve início no dia 2 de agosto, no Supremo Tribunal Federal, o julgamento dos 38 réus acusados de envolvimento com o Mensalão. O grande destaque ficou para o relator do caso, o juiz Joaquim Benedito Barbosa Gomes, que entrou no STF como ministro por indicação do ex-presidente Lula e assumiu a presidência do tribunal no dia 22 de novembro, sendo o primeiro negro da Corte Suprema.
Após alguns meses e exaustivo trabalho, 25 pessoas foram condenadas, entre elas, o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu; o ex-presidente do PT, José Genoino; o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares; o empresário e publicitário Marcos Valério; o ex-diretor do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato; o deputado cassado (PTB-RJ) Roberto Jefferson; a ex-presidente do Banco Rural, Kátia Rabello e o deputado Valdemar Costa Neto (PL-SP). Até o fechamento desta edição as sessões estavam definindo as penas de cada um.

 ________________________________________________________________________________

ECONOMIA

O MUNDO NA CORDA BAMBA
A economia dos 17 países europeus que usam o Euro retrocedeu 0,1% no 3° trimestre do ano, em comparação com o trimestre anterior. Fora da Europa, a China registrou o menor crescimento econômico em três anos e os Estados Unidos também lutaram para estabilizar a economia. No Brasil, 2012 começou com inflação de 6,5%, segundo o IBGE, maior índice dos últimos sete anos, e fechou com PIB inferior a 3%.

BATALHA DIGITAL
A Apple apresentou a terceira geração do iPad em março, o iPhone 5 em setembro e a versão míni do iPad em outubro. Já o Google entrou no mercado de tablets ao lançar o Nexus em junho. E a Microsoft lançou seu primeiro tablet, o Surface em outubro, juntamente com o Windows 8.

 ________________________________________________________________________________

ESPORTES

ENTRE GLÓRIAS E FRACASSOS

  • Pelo segundo ano consecutivo, Neymar foi o único atleta que atua fora do futebol europeu a ser indicado para a lista dos 23 melhores jogadores do mundo. Já seu antigo companheiro de equipe, Paulo Henrique Ganso, passou a jogar pelo rival São Paulo, que também negociou o meia-atacante Lucas com o Paris Saint-Germain por R$ 108 milhões, na maior transação da história do futebol brasileiro.

  • Nesta temporada, o Corinthians começou o ano vencendo a Copa São Paulo de Futebol Jr., e mais tarde, em julho conquistou, invicto, a tão sonhada Libertadores da América, em final contra o Boca Juniors, vencendo por 2 a 0 no Pacaembu, o que levou o alvinegro a disputar o Mundial de Clubes, partida que ainda não havia sido realizada até o fechamento desta edição. Na despedida da equipe corintiana, que embarcou para o Japão no dia 4 de dezembro, 15 mil torcedores lotaram o entorno e os espaços do Aeroporto Internacional de Guarulhos, fazendo a maior e mais emocionada festa já realizada por uma torcida.

  • O Palmeiras começou o ano se despedindo do goleiro Marcos e surpreendeu a todos com a conquista, invicta, da Copa do Brasil em julho, que o consagrou como o time com mais títulos nacionais do Brasil, mas passou por períodos difíceis no Brasileirão, fato que desencadeou a demissão do técnico Luiz Felipe Scolari, a contratação de Gilson Kleina e o temido rebaixamento. Já o Santos ganhou o Campeonato Paulista em abril e a Recopa Sul-Americana em setembro. E o São Paulo voltou a disputar uma decisão, chegando à final da Copa Sul-Americana contra o Tigres, da Argentina, partida que até o fechamento desta edição não havia acontecido.

O PAÍS DO FUTEBOL?
Definitivamente o ano não foi bom quando o assunto é Seleção Brasileira. Pressionado por acusações de envolvimento em subornos e contratos suspeitos, Ricardo Teixeira renunciou à presidência da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Em seu lugar assumiu José Maria Marin. Já o técnico Mano Menezes foi demitido dois dias depois de conquistar o Superclássico das Américas, sendo substituído por Luiz Felipe Scolari. O diretor de Seleções Andrés Sanches pediu demissão por discordar da saída de Mano. E se nos campos as coisas não vão muito bem, nas quadras a situação é diferente, já que o Brasil conquistou seu sétimo título na Copa do Mundo de Futsal, em partida contra a Espanha.

O DONO DA BOLA
O argentino Lionel Messi foi eleito pela Fifa como o melhor jogador do mundo pela terceira vez consecutiva.

ACELERANDO
Em novembro, o piloto alemão Sebastian Vettel consagrou-se como o mais jovem tricampeão mundial de Fórmula 1.  Na Indy, a novidade foi a estreia de Rubens Barrichello.

O REI DO OCTÓGONO
Anderson Silva nocauteou o norte-americano Chael Sonnen, mantendo o cinturão de campeão mundial dos pesos médios do UFC.

UNIDOS PELO ESPORTE
Nos Jogos Olímpicos de Londres, o Brasil conquistou a 22ª colocação com 3 medalhas de ouro, 5 de prata e 9 de bronze. O destaque ficou para a judoca Sarah Menezes, o ginasta Arthur Zanetti e a Seleção Brasileira de vôlei feminino, que ocuparam o espaço mais alto do pódio. Nos Jogos Paralímpicos, o nadador Daniel Dias foi a grande estrela, conquistando seis ouros na Terra da Rainha.

 ________________________________________________________________________________

COTIDIANO

O SAMBA DAS SACOLINHAS
No aniversário de São Paulo – 25 de janeiro – supermercados da Cidade pararam de distribuir sacolas plásticas descartáveis. A medida vigorou sem força de lei, mas teve o apoio do governo do Estado. Após um vai e vem de decisões e muitas dúvidas na cabeça do consumidor, exatamente 5 meses depois, o Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que supermercados distribuíssem sacolas de papel ou biodegradáveis gratuitamente.

DESAFINOU
As campeãs do Carnaval 2012 foram a paulistana Mocidade Alegre e a carioca Unidos da Tijuca. Mas o foco central ficou para o tumulto ocorrido durante a leitura das últimas notas do Grupo Especial de São Paulo no dia 21 de fevereiro. O desfecho da confusão deu-se apenas em julho, quando a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo puniu seis agremiações.

MAIS UM NÚMERO PARA A MEMÓRIA
Os números de celulares da área com DDD 11 passaram a ter nove dígitos a partir do dia 29 de julho, devido à grande quantidade de aparelhos na região, que estavam chegando ao limite das combinações possíveis.

BATALHA PELA VIDA
O japonês Shinya Yamanaka e o britânico John B. Gurdon venceram no dia 8 de outubro o Prêmio Nobel de Medicina graças a um trabalho de pesquisa sobre as células-tronco. A importância do tema foi acompanhada de perto pelos brasileiros quando o ator Reynaldo Gianecchini realizou no dia 12 de janeiro uma infusão de células-tronco, coletadas de seu próprio sangue, como parte de um autotransplante de medula óssea, recebendo alta no dia 26. Após essa luta contra um câncer no sistema linfático, ele voltou aos palcos na noite do dia 13 de março na peça “Cruel” e antes que pudesse terminar sua primeira fala foi interrompido pelos aplausos do público. Atualmente ele está no ar com a novela “Guerra dos Sexos”, da TV Globo e lançou, em dezembro, a sua biografia “Giane – Vida, Arte e Luta”, escrita pelo jornalista Guilherme Fiuza.

 ________________________________________________________________________________

CULTURA

GANHAMOS

  • O festival Lollapalooza estreou no País em abril, no Jockey Club de São Paulo;

  • Paul McCartney se apresentou no dia 22 de maio no Rio de Janeiro;
  • Lady Gaga fez primeira turnê pelo Brasil no mês de novembro;
  • Após quatro anos Madonna voltou ao País em turnê.

PERDEMOS

  • 20/01 – Etta James, cantora americana, aos 74 anos;
  • 08/02 – Wando, cantor brasileiro, aos 66 anos;
  • 11/02 – Whitney Houston, cantora americana, aos 48 anos;
  • 23/03 – Chico Anysio, humorista brasileiro, aos 80 anos;
  • 28/03 – Millôr Fernandes, desenhista, jornalista, dramaturgo e escritor, aos 87 anos;
  • 04/05 – Tinoco da dupla sertaneja Tonico e Tinoco, aos 91 anos;
  • 17/05 – Donna Summer, cantora da era “disco”, aos 63 anos;
  • 20/05 – Robin Gibb, um dos vocalistas da banda Bee Gees, aos 62 anos;
  • 08/06 – Ivan Lessa, jornalista e fundador do jornal “O Pasquim”, aos 77 anos;
  • 16/07 – Jon Lord, fundador do Deep Purple, aos 71 anos;
  • 25/08 – Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua, aos 82 anos;
  • 03/09 – Michael Clarke Duncan, conhecido por sua atuação em “À Espera de um Milagre” (1999), aos 54 anos;
  • 27/09 – Ted Boy Marino, lutador de Telecatch, aos 72 anos;
  • 29/09 – Hebe Camargo, apresentadora e uma das pioneiras da televisão brasileira, aos 83 anos;
  • 11/11 – Marcos Paulo, ator e diretor brasileiro, aos 61 anos;
  •  29/11 – Joelmir Beting, jornalista e comentarista econômico, aos 75 anos.

 ________________________________________________________________________________

EXTERIOR

OS LÍDERES DO MUNDO

Principais disputas políticas no exterior:

  • Vladimir Putin venceu na Rússia sob diversas acusações de fraude;

  • François Hollande foi eleito presidente da França, com 52% dos votos, contra 48% de Nicolas Sarkozy;
  • Líbios foram às urnas na primeira eleição livre e multipartidária em 60 anos. A vitória foi da aliança liderada por Mahmoud Jibril, primeiro-ministro do país no período de insurgência;
  • Após a eleição em maio, quando não se chegou a um acordo para a formação de um governo de coalizão, gregos voltaram às urnas em junho, com vitória do partido conservador Nova Democracia, que empossou a Antonis Samaras como novo premiê;
  • Após enfrentar um câncer no último ano, o presidente Hugo Chávez conquistou a reeleição na Venezuela com 54,42% dos votos;
  • Em uma votação apertada, o presidente norte-americano Barack Obama derrotou o republicano Mitt Romney e foi reeleito;
  • O Partido Comunista da China aprovou um novo Comitê Central, que nomeou as lideranças do país para os próximos cinco anos. Xi Jinping vai substituir Hu Jintao como secretário-geral;

  • Fernando Lugo, presidente do Paraguai, sofreu impeachment e foi substituído pelo vice, Federico Franco.

CONFLITOS SEM FIM

  • Protestos e violência marcaram o mundo islâmico, entre eles, uma manifestação ocorrida em agosto devido a um filme produzido nos EUA que denigre e satiriza o profeta Maomé. Além disso, no início de novembro, tropas israelenses realizaram uma ofensiva contra palestinos na região da fronteira com a faixa de Gaza em resposta a um ataque que resultou na explosão de um veículo militar israelense na região. Uma trégua foi estabelecida pelos dois lados após esforço intenso do Egito apoiado pelos EUA.

  • Já no dia 29 do mesmo mês, a Palestina foi reconhecida como Estado observador das Nações Unidas. Embora isto não implique na independência do país, ele poderá ingressar automaticamente em órgãos ligados à ONU. Há o temor de que Israel seja alvo de processos.

SERÁ O FIM DOS TEMPOS?

  • Como uma das medidas para tentar reverter os danos causados ao meio ambiente, a ONU promoveu em junho a Conferência Rio+20, realizada no Rio de Janeiro. Como resultado, o evento teve críticas de ambientalistas ao documento final produzido, já que decisões esperadas, como a adoção de mecanismo de financiamento ao desenvolvimento sustentável, foram adiadas.

  • Três meses depois, dois terremotos consecutivos no sudoeste da China mataram ao menos 80 pessoas e feriram 731. No outro lado do mundo, com ventos de 140 km/h, o furacão Sandy atingiu no dia 29 de outubro a Costa Leste dos EUA, paralisando a vida de cerca de 60 milhões de pessoas.

  • E enquanto os norte-americanos estavam abalados com o furacão, os paulistas já sofriam com a grande onda de violência que amedrontava a Grande São Paulo em uma sucessão de atentados contra civis e policiais militares.

________________________________________________________________________________

Diante de tantos acontecimentos, alguns ainda dizem que, segundo o calendário Maia, o mundo acabará neste ano. Será? Se você está lendo esta notícia após 21 de dezembro de 2012, data “profetizada”, é sinal de que nos veremos novamente em 2013. Até lá!

Fontes: Folhapress, Uol, Globo, BBC, Guia do Estudante.

Deixe uma resposta »