Seu filho range os dentes enquanto dorme?

redacao 23 de agosto de 2013 0

Se a resposta é sim, comece a prestar mais atenção, pois ele pode estar sofrendo de um distúrbio cada vez mais comum entre crianças: a DTM infantil  (Disfunção da Articulação Temporamandibular). O primeiro sinal de alerta é o “barulho” ocasionado pelo ranger de dentes, facilmente notado enquanto o pequeno dorme. Alterações no sono, associado à dores de cabeça e ouvido, dificuldade de concentração e queda no rendimento escolar são sinais comuns em crianças que  apresentam esse distúrbio.

De acordo com o médico Dr. Carlos Assef – especialista em cirurgia e traumatologia buco maxilo facial e DTM e Dor Oro Facial –  é cada vez mais frequente crianças apresentarem distúrbios da ATM à partir dos 5 ou 6 anos de idade. “Os pais devem observar as mudanças de comportamento da criança e buscar um diagnóstico preciso. Quando a criança se queixa de dores de cabeça ou apresenta qualquer sintoma citado anteriormente , onde  problemas  neurológicos, otológicos e oftalmológicos foram descartados pelos profissionais das áreas,  recomenda-se que essa criança seja avaliada por um profissional com experiência em  patologia da ATM”, alerta o Dr. Assef.

Quanto mais cedo o diagnóstico for  feito, mais fácil de ser corrigido. Tratar possíveis distúrbios psicológicos juntamente com os fatores fisiológicos também é o mais indicado de acordo com o profissional. “As crianças  também sofrem pressões. Muitas delas são ansiosas, enfrentam alta carga emocional e isso pode desencadear sintomas associados à disfunção da articulação temporomandibular. Por isso eu sempre digo aos pais que é um engano quem pensa que ATM é coisa só de  “gente grande”, completa Assef.

[service tilte=”Serviço” size=”32″]

Dr. Carlos Assef – www.clinicaassef.com.br

[/service]

Deixe uma resposta »