Terapia Alternativa, uma possibilidade a mais de saúde

redacao 23 de março de 2018 1

Foto: Divulgação

38 milhões. Esse é o número de pessoas que morrem todos os anos no mundo em decorrência de doenças não contagi­osas, como o câncer, o diabetes e doenças cardiovasculares, segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde.

COMO DIMINUIR ESSE ÍNDICE?
As chamadas terapias alternativas têm, cada uma com seus próprios métodos, formas de não só tratar mas principal­mente prevenir as doenças, a partir de uma reeducação dos indivíduos. “Em 1985, meu filho, aos 7 anos, adoeceu. Levei-o ao homeopata, que me convidou a frequentar seu curso de pós-graduação em homeopatia no Instituto Hanemanniano.

Depois de algumas aulas, achei o que procurava na medicina por tantos anos: uma filosofia médica mais humana, que valoriza o princípio da individualidade. Isto é, não existem doenças, e sim doentes, sendo a mente soberana sobre o corpo”, conta a dra. Dóris Israel, médica homeo­pata responsável pela saúde de várias celebridades e autora do livro “Detox Já”. Ela explica que “somos os criadores do universo, responsáveis pelas nossas doenças e pela nossa saúde.Nossos hábitos não necessariamente nos adoecem, mas nos tornam mais vulneráveis a elas. Basicamente o que nos adoece é a pena, a ira e o medo”.

Embora a Homeopatia seja conside­rada medicina oficial, esse olhar para o homem como um ser completo é a principal característica de todas as terapias alter­nativas, segundo o dr. José Roberto Kater, médico antroposófico: “Cada tipo de medicina alternativa tem seus princípios próprios, mas todas levam em conta a constituição total do ser humano como corpo físico, emocional e mental. O Homem além de ser uma criatura como tudo é também um criador e dependendo de como usa suas qualidades pode desen­volver doenças ou saúde”.

O HOMEM SAUDÁVEL
“As principais causas das doenças são tóxicas. Toxinas de toda ordem: através dos alimentos com agrotóxicos, mais gordura hidrogenada contida em quase tudo que comemos, juntando excesso de açúcar, sedentarismo e falta de amor próprio e de compaixão pelo próximo nos levam a um desequilíbrio e ao enfraquecimento da nossa energia vital dando chance às doenças”, continua a dra. Dóris, que ainda revela: “Poderíamos evitar as doenças tomando consciência das nossas neces­sidades básicas, como ter paz de espírito, motivação pelo que escolhemos realizar, mudando hábitos indesejáveis… Fazemos isso ao buscar práticas que possam ajudar o sujeito a se equilibrar com Homeopatia, exercício físico, meditações, afirmações positivas, oração, mudança de alimen­tação, e resolução de conflitos familiares que exaurem o sistema autoimune”.

Concordando com a médica, o dr. José Roberto, inclusive, afirma que “as pessoas deveriam aprender noções básicas de saúde na escola desde o início. Muitas doenças crônicas que eclodem na velhice tiveram sua origem na infância. Educação em saúde resolveria muita coisa”.

Ainda segundo o dr. José Roberto, as diver­sas terapias alternativas existentes vêm justamente não só ampliar as possibilidades de cura do paciente, mas principalmente revelar-lhe que está nas suas mãos evitar adoecer de novo. “Acho que as pessoas têm de aprender que sua saúde não está nas mãos dos médicos e sim em suas próprias e devem aprender noções de bons hábitos de saúde”, finaliza o médico, que palestrará sobre o tema “Antroposofia e Biofísica Quântica” no I Congresso Internacional Fronteiras da Saúde Quântica, a realizar-se de 5 a 8 de novembro, no Bourbon Convention Ibira­pu­era, em São Paulo.

Já a dra. Dóris apostou no livro “Detox Já”, da Editora Agir, como forma de ensinar as pessoas a se prevenirem das doenças: “Meu livro veio através de uma necessidade interna de gritar para que as pessoas refli­tam sobre sua preciosa vida. E tentem de alguma forma se conscientizar da responsa­bilidade que temos com a nossa dignidade física, mental e espiritual. Somos o que vibramos, somos o que comemos, e para isso fiz um livro que nos ajuda a conhecer o que nos adoece, as fontes de intoxicação e os seus efeitos na dinâmica corpo-mente”.

Talvez se todos entenderem melhor o que pregam as terapias alternativas e passarem a viver o dia a dia mais consci­entes do que, de fato, causa as doenças, teremos uma vida mais saudável e, conse­quen­temente, aquele número do início da matéria consiga pouco a pouco diminuir…

Dessa forma, no momento de um diagnóstico ou mesmo na prevenção de variados males, existem inúmeras terapias que, mesmo não sendo oficiais, podem ajudar a encontrar tratamentos complementares de diversos tipos. Confira a seguir algumas das opções nesse segmento terapêutico. Uma delas com certeza vai lhe ajudar!

Serviço
Dra. Dóris Israel Consultório Médico

Foto: Divulgação

ACUPUNTURA
Técnica milenar e natural de tratamento que consiste na estimulação por agulhas estéreis e descartáveis de pontos específicos do corpo, distribuídos em canais ou meridianos energéticos, na intenção de obter efeitos terapêuticos conforme o caso tratado. Também são usados a ventosa (vácuo), a moxa (calor), o laser, a eletroterapia e a auriculomedicina. Todos são seguros desde que praticados por profissional habilitado. “É indicada para um amplo leque de males, dentre eles afecções físicas como dores e inflamações, distúrbios respiratórios, digestivos, cardíacos, circulatórios, renais, glandulares, dentre outros, além de problemas oriundos do tratamento do câncer e de cirurgias, desordens mentais e psicossomáticas e dependência química”, orienta a dra. Cynthia Kurati, neurologista especializada em medicina geral e preventiva, com especialização em acupuntura médica no Brasil e nos EUA.

CROMOTERAPIA
Trata-se de um tipo de tratamento que consiste na utilização das cores para curar doenças e restaurar o equilíbrio físico e emocional do paciente. Sua finalidade é catalisar energias vitais que passam para os plexos orgânicos, sendo conduzidos para todo organismo através do sistema nervoso. “Segundo a região do corpo em que se localiza, o chakra tem capacidade de maior absorção de uma determinada energia correspondente a uma determinada cor”, segundo a terapeuta Solange M. T. Braz, lembrando que todas as doenças são tratadas com a Cromoterapia.

REIKI
É um sistema de cura pela imposição das mãos, com o objetivo de restabelecer o equilíbrio vital e, assim, eliminar doenças e promover saúde. “A energia do Reiki é cálida, tranquilizante, muito relaxante e confortadora, que desempenha um papel importante no fortalecimento do sistema imunológico e no apoio ao processo de cura”, revela Solange M. T. Braz, terapeuta. A profissional explica, ainda, que essa terapia pode ser utilizada em quaisquer desequilíbrios ou traumas presentes nos corpos. Por exemplo, no físico, para doenças agudas ou crônicas; no mental, para estresse e doenças psicossomáticas; no emocional, em casos de conflitos e doenças psicossomáticas; no espiritual, para problemas genéticos e cármicos crônicos; e em animais, plantas, vegetais, minerais, nos cristais ou ainda para a manutenção do perfeito equilíbrio ecológico do planeta.

SHIATSU
“Massagem oriental que consiste na pressão e manipulação de pontos e segmento de meridianos (canais de energia), principalmente com os polegares do terapeuta. Ela combina técnicas tradicionais chinesas com os conhecimentos fisiológicos e anatômicos da medicina oriental. Sua aplicação é firme e com intensidade graduada ao longo dos meridianos”, esclarece a terapeuta Aneli Rissi.

Tem como objetivo melhorar e desbloquear o fluxo de energia vital estagnado no corpo, e, assim, reduzir significativamente dores e desconfortos musculares. É indicado para prevenção e tratamento de vários sintomas, tais como dores na coluna vertebral e articulações, insônia, estresse, ansiedade, dores de cabeça, sinusite, TPM, depressão, melhorando a circulação sanguínea e equilibrando o sistema nervoso, entre outros.

IRIDOLOGIA
A Iridologia é uma ciência que tem como objetivo o estudo da íris e sua relação com as alterações que ocorrem com o nosso organismo, sejam elas orgânicas, metabólicas, nutricionais, nervosas, hormonais, assim como as influências psíquicas e emocionais.

 

FITOACUPUNTURA
A fitoacupuntura é uma técnica chinesa de tratamento que une a acupuntura e a fitoterapia. “Pode ser executada com praticamente todas as plantas, dando-se preferência pelas sementes, inflorescências (parte da planta onde se localizam as flores) e cascas. As plantas são aplicadas diretamente na pele para atuarem nos meridianos (pontos determinantes citados pela medicina chinesa) e órgãos, gerando o equilíbrio da energia, favorecendo a homeostase do organismo”, explica a terapeuta Aneli Rissi.

HIPNOTERAPIA
“Hipnoterapia é ferramenta auxiliar, praticada por profissionais da saúde devidamente especializados, que possibilita modificar processos patológicos físicos, mentais e emocionais através de sugestões”, esclarece a psicóloga Marly Molina.

É indicada nas angústias emocionais como depressão, ansiedade e estados de pânico. Algumas doenças físicas, causadas por inadequações do viver, como estresse e excesso de atividade entre outras, também podem ser modificadas pela hipnoterapia.

QUIROPRAXIA
A Quiropraxia é uma profissão na área da saúde que se dedica ao tratamento de problemas do sistema músculo-esquelético. Através de técnicas de terapia manual, exercícios e orientação postural, os quiropraxistas procuram diminuir a dor e a tensão, restaurando a movimentação normal. Diminuindo a pressão neural, a comunicação com o Sistema Nervoso Central volta ao normal, resolvendo patologias.

 

AURICULOACUPUNTURA
É um método terapêutico que estimula pontos, situados na orelha, que correspondem a todos os órgãos e funções do corpo para diagnóstico e tratamento de diversas enfermidades através da inserção de agulhas ou outros instrumentos. Existem vários métodos para localização dos pontos presentes na orelha, o mais utilizado é o da compressão, geralmente com o auxílio de um apalpador.

 

Foto: Divulgação

REFLEXOTERAPIA
Esta técnica utiliza a pressão e massagem dos pés em pontos específicos que refletem em todas as partes do corpo.  Esta técnica, assim como todas as técnicas orientais, ensina que existe uma energia vital que circula pelos órgãos do corpo e suas manobras têm por objetivo dissipar os bloqueios de energia no corpo.

Serviço
Dra. Cynthia Kurati / Hari Acupuntura Médica

Solange M. T. Braz

Aneli Rissi / Espaço Bioanne Yoga & Pilates

Marly Molina / Molina Saúde e Bem-Estar

Um comentário »

  1. Fernando 24 de junho de 2016 em 1:34 - Reply

    Grato.

Deixe uma resposta »