Unhas, sua saúde na ponta dos dedos

redacao 24 de agosto de 2012 0

Poucos sabem, mas as unhas têm muito mais importância do que imaginamos. Não basta lixar, cortar e pintar, é preciso estar atento também às mudanças de cor e textura. “As unhas podem apresentar alterações sugestivas, ou mesmo, características de doenças sistêmicas. Quando isso acontece, é necessário exame clínico e investigação laboratorial para a conclusão diagnóstica”, explica o dermatologista Mauricio Alchorne, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Maurício alerta que uma unha saudável deve ter aparência lisa, brilhante e tonalidade róseo clara, sendo que qualquer alteração pode ser sinal de problema. De acordo com a podóloga Luciana Carvalho, o ideal é que as unhas tenham espessura rígida, sejam translúcidas, não apresentem ondulações ou odores e cresçam normalmente.

ATENÇÃO AOS SINAIS

Mudanças de coloração podem ocorrer por diversos fatores, como pelo uso excessivo de esmalte, porém é preciso investigar a real causa com um especialista.

“Quando percebo que o paciente tem unhas arroxeadas pergunto sobre problemas de circulação ou cardíacos e o encaminho a um médico”, comenta a podóloga.

CONHEÇA ALGUMAS DOENÇAS QUE PODEM SER DETECTADAS POR INTERMÉDIO DAS UNHAS:

– A síndrome das unhas amarelas é rara e associada a processos pulmonares como a bronquite crônica.

– Quando o paciente tem cirrose hepática, a parte central das unhas pode ficar esbranquiçada, sendo contornada por halo de cor rósea.

– No caso do hipotireoidismo, as unhas podem apresentar a parte central deprimida, conhecido como unha em colher. O descolamento das unhas também pode ocorrer tanto no hiper como no hipotireoidismo.

– A presença de pequenas depressões na superfície das unhas, aspecto comparado ao de dedal, bem como a observação de sulcos transversais, são sugestivos de diagnóstico de psoríase, a qual pode ocorrer somente com lesões nas unhas.

Serviço
Dr. Maurício Alchorne, dermatologista da
Sociedade Brasileira de Dermatologia – Tel.: 5083-2332
Luciana Carvalho de Souza – Podóloga – Tel.: 2422-7979

Deixe uma resposta »