Você sabe o que é Cobogó?

redacao 28 de março de 2018 0

ELES FORAM CRIADOS NA DÉCADA DE 50 E ESTÃO DE VOLTA

Criados em 1929 e popularizados na década de 1950, os cobogós, objetos semelhantes ao tijolo vazado, porém feitos em outros materiais – como cimento, vidro, cerâmica e mármore – voltaram à cena. Essas estruturas oferecem melhor ventilação ao ambiente e proporcionam a entrada de luz natural, sendo não apenas elementos construtivos, mas também de decoração, devido aos seus formatos e desenhos.

O nome peculiar vem da junção das primeiras sílabas dos sobrenomes de seus criadores, os pernambucanos Amadeu Coimbra, Ernest Boeckman e Antônio de Góis.

No projeto ao lado, realizado pela designer de interiores Adriana Fontana em uma residência na cidade de Itu, foram aplicados cobogós com o intuito de quebrar a sobriedade do ambiente de 80 m², criando um efeito na parede e trazendo leveza à composição. “Optei por utilizá-lo na versão original, ou seja, cimento sem pintura, para misturar a rusticidade dele com a modernidade dos demais materiais, saindo assim do conven­cional”, declara Adriana.

 

 

 

 

XADREZ

Parte da coleção Interativa, a peça de cerâmica está disponível nas cores branca, bordô, verde musgo e caramelo.

 

17b

 

18

 

 

 

FOLHA

Inspirado na natureza, esse cobogó de cerâmica fortalece o toque retrô e pode ser encontrado nas cores branco, laranja, marrom e ocre.

 

 

 

CORAÇÃO

O formato romântico da estrutura em cerâmica sugere sua utilização em ambientes internos, mas o produto pode ser instalado em ambientes externos também. Disponível nas cores branco, rosa e verde.

 

 

 

ESTRELA DO MAR

Fabricado em louça, este modelo apresenta superfície lisa, sendo de fácil limpeza: basta um pano úmido com sabão neutro.

 

A invenção brasileira foi amplamente utilizada pelo arquiteto Oscar Niemeyer em fachadas, principal­mente em Brasília, e hoje pode ser vista também em interiores nos diversos projetos e ambientes de mostras elaborados por outros profissionais.

 

Serviço:

Adriana Fontana – Tel.: 2306-6051
www.adrianafontana.com.br

Deixe uma resposta »